Mito ou verdade: Dieta anti-inflamatória febre do momento é eficaz?

De um lado há quem diga que ela não existe, enquanto outras, que já aderiram, afirmam terem sentido os resultados

Uvas roxas, frutas vermelhas, chá verde e chia são algumas das opções para incluir no cardápio da dieta anti-inflamatória | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a promessa de desinflamar o organismo e ajudar a mudar a nossa relação com a comida, a alimentação anti-inflamatória tem conquistado fãs no mundo inteiro, porém, a prática ainda é rodeada de polêmicas. De um lado há quem diga que ela não existe, enquanto outras, que já aderiram, afirmam terem sentido os resultados. A alimentação é sempre um assunto sensível, afinal, não podemos certificar que algo é universal, uma vez que cada país possui a sua cultura e meios de produção; isso sem falar do acesso aos alimentos que ainda é tão precário em tantos lugares.

O que é a inflamação?

A inflamação é uma resposta natural do corpo a lesões, infecções e outros estímulos. Ela é disparada por células do sistema imunológico e pode ser aguda (quando aparece e some em curto período de tempo) ou crônica (com duração mais longa ou permanente). Neste segundo cenário, a inflamação pode contribuir ou acelerar o desenvolvimento de diversas doenças, como diabetes, obesidade, problemas cardíacos e câncer. Até mesmo o envelhecimento está relacionado a diversos processos inflamatórios.

Com isso, surge o  interesse em descobrir fatores capazes de reduzir a inflamação crônica no corpo e melhorar a saúde, inclusive na alimentação. Já conhecemos a importância da boa alimentação na prevenção de doenças crônicas, como as mencionadas anteriormente, mas será que esse papel da dieta tem alguma relação com o seu poder anti-inflamatório?

De acordo com estudos, sim! Dietas anti-inflamatórias vem sendo testadas como tratamento adjuvante para diversas doenças crônicas, como a colite ulcerativa, uma inflamação intestinal que compromete a qualidade de vida. Pesquisadores canadenses testaram a eficácia de uma dieta com perfil anti-inflamatório no controle da inflamação de pessoas com colite.

Os pacientes foram orientados a aumentar a ingestão de antioxidantes, fibras alimentares, probióticos e ômega-3 e a diminuir o consumo de carne vermelha, carne processada e açúcar de adição. Resultado: houve melhora metabólica e da composição da microbiota intestinal, dois fatores que contribuíram para o controle da inflamação. Os alimentos anti-inflamatórios contêm nutrientes específicos, como antioxidantes, vitaminas (essencialmente C e E), minerais (zinco, selênio, magnésio, cálcio) e ômega-3, importantes para o bom desempenho do sistema imunológico.

Alguns exemplos de alimentos com perfil anti-inflamatório são:

• Frutas e vegetais: ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e outros compostos bioativos que favorecem o bom desempenho das células imunológicas. Além disso, contêm fibras, que ajudam a manter o intestino saudável e a prevenir a inflamação crônica.

• Grãos integrais: são fontes de fibras e de energia. Esse grupo precisa integrar a alimentação diária. A recomendação é optar por pães, massas e arroz integrais em vez de seus equivalentes refinados.

• Peixes: abastecidos em ômega-3, que têm poder anti-inflamatório comprovado. Valorize peixes como salmão selvagem, sardinha e atum pelo menos duas vezes por semana.

• Especiarias e ervas: são várias as possibilidades. A cúrcuma, por exemplo, é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e tem sido usada há séculos na medicina tradicional para auxiliar na abordagem de várias doenças.

• Oleaginosas: elas carregam bastante em gorduras saudáveis, como ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que ajudam a reduzir a inflamação, além de serem ótimas fontes de energia. Prefira nozes, castanhas, amêndoas e sementes como chia e linhaça.

A linhaça é uma ótima fonte de ômega-3 em dietas vegetarianas e veganas, mas que deveria ser consumida por todos. Já foi provado, por exemplo, que o consumo diário de 30g de linhaça (algo em torno de 1 colher de sopa cheia) é capaz de reduzir dor e rigidez matinal de pessoas com artrite reumatoide, uma doença inflamatória crônica.

Açúcar e gordura em excesso devem ser evitados

Por outro lado, alguns itens podem piorar a inflamação e devem ser evitados ou consumidos com moderação. São eles:

• Alimentos ultraprocessados: são ricos em açúcar, gorduras saturadas e trans e outros ingredientes que podem contribuir para a inflamação crônica. Tente evitar biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, embutidos e alimentos congelados industrializados.

• Carnes vermelhas: possuem gorduras saturadas e outros compostos que aumentam a inflamação e risco de doenças crônicas. Tente limitar o consumo de carne vermelha a 1 ou 2 vezes por semana e aumente o consumo de frango e peixe.

Lembre-se de que uma dieta que inclui alimentos com perfil anti-inflamatório não é uma cura para todas as doenças, mas pode ser uma estratégia importante para manter uma boa saúde. Se você está pensando em adotar uma dieta anti-inflamatória, converse com seu médico ou nutricionista para saber qual é a melhor opção para você.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES