Modelo come placenta pós-parto: descubra os riscos da prática

A modelo Fernanda Lacerda, 35 anos, deu à luz seu primeiro, no último sábado (28), e um fato inusitado chamou atenção

Fernanda Lacerda comeu um pedaço de sua placenta após o parto | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A modelo Fernanda Lacerda, 35 anos, deu à luz seu primeiro, no último sábado (28), e um fato inusitado chamou atenção. A ex-panicat comeu um pedaço da sua placenta e gerou questionamentos nas redes sociais sobre os benefícios da prática. A ginecologista obstetra da Clínica Plena Ultrassonografia e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Flavia do Vale, explica que todos os nutrientes adquiridos pelo bebê no útero são retirados da placenta.

"Ela é composta por tecidos fetais e maternos. Do lado fetal, são formadas por células fetais que se organizam em vilosidades coriônicas, que contêm vasos sanguíneos fetais. No lado materno, há tecidos que fornecem suporte e nutrientes para o crescimento e desenvolvimento do feto", explica a médica.

Diante disso, a profissional explica que a placenta é um órgão, e como outros tipos de carne de órgão (fígado de pato, língua de vaca, pão doce), pode ser consumida. "Na verdade, comer placenta é um comportamento comumente encontrado na natureza: muitos animais, como veados e girafas, consomem sua placenta", comenta a médica.

Seguindo seu raciocínio, a ginecologista acrescenta que os humanos são o único tipo de mamífero que não come a placenta após o nascimento. "Para os animais selvagens, era a forma que a mãe tinha de proteger a prole. Os jovens são sempre vulneráveis, e deixar a placenta de fora pode alertar os predadores de que há presas fáceis por perto", revela a especialista.

Há riscos?

No entanto, essa prática de comer a placenta depois do parto pode causar danos à mãe. Segundo a obstetra, a preparação mais comum da placenta é realizada por meio da vaporização e desidratação do órgão ou até mesmo processando-a crua. É possível também que a placenta seja tconsumida cozida ou misturada com extratos e líquidos.

"Essas preparações podem não destruir completamente as bactérias e vírus infecciosos que a placenta pode conter. Se a placenta não tiver sido adequadamente aquecida durante a preparação, há um risco maior de acúmulo de bactérias. Alguns países já possuem programas nacional de treinamento em encapsulamento de placenta", destaca a Flavia.

Consumo de placenta é desaconselhado

Dito isso, é importante deixar claro que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) desaconselham o consumo de placenta. De acordo com Flavia, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças soltaram um alerta contra o uso de cápsulas de placenta devido a um caso em que um recém-nascido desenvolveu estreptococo do grupo B (estreptococo do grupo B) depois que a mãe tomou pílulas de placenta contendo estreptococos do grupo B e amamentou seu recém-nascido. 

A médica ressalta ainda não que não existem evidências científicas sólidas comprovando os benefícios do consumo da placenta. "Alguns defensores da prática alegam que consumir a placenta após o parto pode ajudar na prevenção da depressão pós-parto, aumentar os níveis de energia ou repor nutrientes. No entanto, estudos até o momento não confirmaram esses benefícios, e a ingestão de placenta pode até representar riscos de contaminação por bactérias ou substâncias nocivas", diz a médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES