Mudanças nas fezes podem ser sinal de câncer de intestino

Existem alguns sintomas que podem ligar o alerta para o câncer de intestino. Um deles são algumas alterações nas fezes e hábitos intestinais

Mudanças nas fezes podem fazer você ligar o alerta | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem alguns sintomas que podem ligar o alerta para o câncer de intestino. Um deles são algumas alterações nas fezes e hábitos intestinais. Foi dessa forma que a inglesa Michelle Grant, de 44 anos, começou a perceber que algo estava errado com sua saúde, até chegar ao diagnóstico da doença. Ela conta que começou a ter constipação, usou laxantes, mas não teve resultado. Depois disso, começou a perceber sangue em suas fezes.

Segundo seu depoimento ao site Bowel Cancer, suas fezes começaram a ter um cheiro forte e diferente, o que lhe chamou a atenção. “Eu podia até sentir o cheiro nas minhas mãos”, lembrou ela. Depois disso, Michelle ligou para seu médico e marcou uma consulta. Ele realizou um exame de colonoscopia, que acabou trazendo o diagnóstico de câncer em estágio dois.

“Em duas semanas, fiz tomografias e ressonâncias magnéticas e, no dia 4 de dezembro, fui informada de que o tumor no meu intestino estava empurrando meus miomas, eles não sabiam se o câncer havia se espalhado para o meu útero e colo do útero, então eles fizeram a decisão de eu fazer uma cirurgia para removê-los”, contou. Michelle conta que não precisou de tratamentos adicionais, mas faz acompanhamento com exames periódicos para garantir que a doença não volte.

Sinais e sintomas de câncer de intestino

O câncer de intestino é o terceiro mais diagnosticado do mundo e envolve a parte inferior do sistema digestivo: o reto e o intestino grosso. Também chamado de câncer colorretal, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para que se tenha maiores chances de cura. Nem sempre os sintomas aparecem no início, mas é preciso ficar atento a qualquer sinal.

Os médicos chamam a atenção para a importância da realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença. Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode ter dor de estômago ou dores de gases frequentes, sangue nas fezes, mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia), fezes pretas ou de cor escura, fraqueza e baixo nível de ferro, comumente com anemia (anemia por deficiência de ferro).

Segundo o Ministério da Saúde, este tumor é tratável e, na maioria dos casos, tem cura, se for detectado de forma precoce, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES