Muito além da digestão: descubra os benefícios do chá de boldo

Ele possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar no tratamento e prevenção de muitos problemas

O boldo pode trazer inúmeros benefícios à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito utilizado para ajudar a tratar problemas do fígado, devido às suas propriedades digestivas e hepáticas, o boldo é uma planta capaz de proporcionar vários benefícios para a saúde de quem o consome de forma correta. Segundo o site Tua Saúde, ele possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar no tratamento e prevenção de gastrite, aterosclerose e até câncer.

Quando o assunto é estimular o funcionamento do fígado, a boldina, a forscolina e a barbatusina, presentes na planta, estimulam a produção da bile pelo órgão, ajudando no seu funcionamento. Já os antioxidantes presentes na planta funcionam como protetores do fígado em casos de esteatose hepática, o que chamamos popularmente de gordura no fígado, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal estar.

O boldo também pode ser um aliado de quem está em busca do emagrecimento. Os flavonoides glicosilados, são os responsáveis pela ação diurética desta planta, eles ajudam a diminuir o excesso de líquido no corpo, sendo uma boa opção para os tratamentos de emagrecimento. Quando tomado na forma de chá, antes ou logo após as refeições, o boldo também ajuda ajuda a melhorar a digestão e a diminuir os gases intestinais. Além disso, a boldina melhora a ação da bile que é liberada pela vesícula no intestino, auxiliando na digestão de gorduras e no alívio da má digestão.

Um dos efeitos bastante conhecidos do chá de boldo, é a melhora do funcionamento do intestino. Ele age como relaxante regulando o funcionamento intestinal, o que ajuda no tratamento da prisão de ventre. Além disso, o boldo reduz a produção de gases intestinais e auxilia no tratamento de vermes e infecções do intestino.

O boldo também pode prevenir o envelhecimento precoce por ser rico em antioxidantes. Ele também ajuda a prevenir doenças causadas pelo excesso de radicais livres, como Alzheimer, aterosclerose e câncer. Além disso, o boldo ajuda a eliminar fungos e bactérias, tem efeito calmante, auxilia no tratamento da gastrite, dentre outros.

No entanto, embora tenha muitos benefícios para a saúde, o boldo também pode causar efeitos colaterais, se não for consumido nas quantidades corretas. Por isso, o uso da planta deve ser feito com orientação de um médico ou outro profissional de saúde com experiência no uso de plantas medicinais. Além de não ser indicado para algumas pessoas, ele não deve ser consumido por mais de 30 dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES