Chá de boldo: como preparar, para que serve e quem não deve tomar

O boldo é uma planta usada frequentemente como remédio caseiro em problemas hepáticos ou que envolvem o trato gastrointestinal

Chá de boldo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecido pelas propriedades medicinais, o boldo é uma planta usada frequentemente como remédio caseiro em problemas hepáticos ou que envolvem o trato gastrointestinal. No Brasil, o mais comum é o boldo-do-chile (Peumus boldus Molina) e o segundo mais consumido é o brasileiro (Plectranthus barbatus).

-  Conheça 10 alimentos vencidos que você pode consumir sem medo

-  Descubra o que acontece com seu corpo após um mês sem bebida alcóolica

-  Seriguela: origem e os principais benefícios da fruta para a saúde

-  Quer eliminar uns quilos? Confira 13 dicas para você emagrecer sem esforço

Mesmo encontrado em cápsulas ou sucos, a forma mais comum de consumo do boldo ainda é o chá, que pode ser preparado facilmente por meio das folhas secas, sachês ou da planta retirada diretamente dos quintais.

Conforme a nutricionista Érika Paula Farias*, os benefícios oriundos dessa infusão são importantes no tratamento de diversas questões levadas por pacientes diariamente em consultórios. 

"Ele é muito utilizado para tratar problemas gastrointestinais, seja no estômago ou no intestino. Pode ser indicado no tratamento de gastrite, no de hipocloridria, que é quando o estômago não consegue produzir tanta acidez, quando existe algum caso de azia ou algum problema com certos alimentos", detalha a profissional.  

Propriedades do chá de boldo

Ainda segundo Érika Paula, no escopo dos problemas intestinais, o chá de boldo é campeão de indicações. Isso porque ele está associado a outra série de benefícios, seja para ajudar na digestão ou no fígado.

Um deles é o efeito gastroprotetor. Nesse quesito, o boldo consegue ajudar na recuperação de mucosas ou até mesmo proteger de lesões. 

"Para pessoas que fazem o consumo de bebidas alcoólicas de forma elevada ou de medicamentos que agridem o estômago, o boldo pode ajudar a diminuir a possibilidade de gerar uma úlcera, sendo uma lesão mais séria", exemplifica Érika.

Além dessa vantagem, o chá de boldo está associado com o aumento da secreção da bile, algo que pode ser essencial para processar alimentos gordurosos no organismo. 

Enquanto isso, outras questões podem ser tratadas, com o auxílio de um acompanhamento médico, fazendo uso da infusão.

Pra que serve o chá de bolso? Foto: Shutterstock 

O chá de boldo serve para:

Auxiliar no tratamento da gastrite, já que possui alcaloides, tornando-se útil para equilibrar os ácidos do estômago;

Aliviar sintomas de intolerância alimentar por conta das propriedades digestivas, anti-inflamatória e anti-espasmódicas;

Melhorar a digestão e diminuir os gases quando tomado antes ou após refeições. Nesse ponto, a ação da boldina ajuda na digestão de alimentos gordurosos;

Melhorar o funcionamento do intestino, útil no tratamento de vermes e infecções intestinais;

Eliminar fungos e bactérias do organismo como a Streptococcus pyogenes, que causa infecções na garganta, ou a Staphylococcus aureus, que causam infecções pulmonares;

Ajudar a retardar o envelhecimento precoce, prevenindo doenças advindas do excesso de radicais livres, exatamente por conta dos compostos fenólicos.

Quem não pode tomar

Uma das primeiras contraindicações de profissionais da saúde em relação ao chá de boldo é o consumo por mulheres grávidas. Segundo a nutricionista Érika Paula, nos três primeiros meses o cuidado deve ser reforçado. 

Essa característica pode estar ligada ao fato de o boldo poder aumentar as contrações uterinas, perigoso para as recém-gestantes. Assim, até mesmo o consumo durante a amamentação também é incomum. 

Além das grávidas, pessoas com pedras na vesícula, doenças no fígado, nos rins ou no pâncreas também são desaconselhadas a ingerir produtos com o boldo na composição.

"Vale sempre lembrar que ele também não é indicado para ser tomado rotineiramente ou em grandes quantidades", é o alerta feito pela nutricionista.

Segundo a profissional, o consumo em excesso pode despertar vários problemas no organismo. Entre eles, problema no fígado - mesmo que o chá tenha capacidade de ajudar o órgão.

"Existem muitos chás que podem fazer mal ao fígado nesses casos, quando são utilizados em períodos prolongados, e o boldo é um deles, ele tem essa capacidade. No fim, ele é recomendado em momentos específicos", delimita. 

Como fazer o chá de boldo

Ingredientes: 

1 colher de chá de folhas secas de boldo

150 ml ou 200 ml de água

Modo de preraro: 

Misture 1 colher de chá de folhas de boldo secas entre 150 ml ou 200 ml de água fervente.

Desligue o fogo e deixe a infusão descansar por 10 minutos.

Coa e beba o chá morno ou gelado uma vez ao dia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES