Nem toda barra de cereal é saudável; nutricionista ensina como escolher

Existem algumas barras de cereal que não são adequadas para serem inseridas na dieta

Existem algumas opções de barra de cereal que não são tão saudáveis | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para algumas pessoas leigas em nutrição, as barras de cereal são alimentos saudáveis e leves e podem ser inseridos na dieta sem qualquer problema. Mas é aí que muitos se enganam, afinal existem muitas opções no mercado que não cumprem os requisitos de alimento adequado a uma dieta equilibrada. Mas, afinal, como saber se uma barra de cereal é saudável?

“Verifique o rótulo. Prefira opções com ingredientes naturais, como aveia, nozes e frutas secas em vez de ingredientes processados e aditivos. Escolha aquelas com baixo teor de açúcar adicionado, ricas em fibras e proteínas, e evite as que contenham gorduras trans”, destaca a nutricionista Carmem Camiran, em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Dessa forma, a barra de cereal pode ser uma opção de lanche, mas não se deve exagerar no consumo. “As barras de cereal podem entrar na alimentação como um lanche saudável entre as refeições, especialmente quando se está com pressa ou não há acesso a uma refeição completa. Elas fornecem energia rápida devido ao seu teor de carboidratos e podem ser uma escolha conveniente para manter o nível de energia durante o dia”, completa Camiran.

O impacto da barra de cereal para quem treina

No caso de quem pratica atividade física, dependendo do objetivo da pessoa, a barra de cereal pode ser ingerida, antes, durante ou após o treino. “As barras de cereais podem ser consumidas antes do treino, desde que contenham uma combinação equilibrada de carboidratos e proteínas. Durante o treino, é mais apropriado optar por fontes de energia de liberação rápida, como géis esportivos ou frutas. Após o treino, as barras de proteína podem ser uma opção para a recuperação muscular devido ao seu teor de proteína”, explica a nutricionista.

Barras diet e light

Algumas pessoas acreditam que as barras diet e light são mais prejudiciais à saúde do que as outras opções. Mas isso é verdade? “Não necessariamente. Barras diet e light são opções para quem está controlando o consumo de calorias ou açúcares. No entanto, é essencial verificar os rótulos, pois essas barras podem conter adoçantes artificiais ou outros ingredientes sintéticos que algumas pessoas desejam evitar. Faça escolhas informadas, o que considera os seus objetivos de saúde”, responde.

Já a escolha entre a barra de cereal e barra de proteína vai depender do objetivo de cada um. “A escolha entre barra de cereal e barra de proteína depende dos objetivos individuais. Barras de cereais costumam se apresentar mais equilibradas em termos de carboidratos, fibras e proteínas. Sendo boas para lanches ou como fonte de energia rápida. Barras de proteínas ajudam a recuperação muscular após o exercício ou para complementar a ingestão de proteínas em uma dieta”, finaliza a nutricionista Carmem Camiran.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES