Nova variante em surto na Europa é detectada no Brasil; saiba sintomas

O primeiro caso da nova subvariante da Covid-19 foi registrado em uma mulher que não viajou nas últimas semanas

Nova cepa do covid-19 tem deixado especialistas em estado de alerta com crescente de casos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta última quinta-feira (17), o Brasil registrou o primeiro caso da subvariante EG.5 do coronavírus, conhecida como Eris, em São Paulo. A subvariante em surto na Europa foi identificada pela primeira vez em fevereiro deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O primeiro caso foi registrado no Brasil ocorreu na capital paulista e os sintomas iniciais começaram no final de julho, de acordo com o jornal O Globo. A paciente seria uma mulher de 71 anos que não viajou nas últimas semanas. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu uma nota com medidas que devem ser seguidas para evitar novas infecções pela subvariante EG.5. Entre elas, está o uso de máscaras por pessoas com comorbidades e mais vulneráveis ao coronavírus.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho, sendo que fez a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto. "A informação é de que a senhora está com o esquema vacinal completo", afirma o ministério.

Nos Estados Unidos, a Eris se tornou a principal variante em circulação. A OMS classificou a presença dela como “de interesse”. De acordo com especialistas, o surgimento de mutações pode gerar uma onda de novos casos de Covid. Desde a última sexta-feira (11), dados da OMS, mostram que 1,5 milhão de pessoas foram infectadas pela Covid-19 no mundo entre 10 de julho e 6 de agosto.

O que se sabe da sub variante BA.6 da covid? Outra ameaça?

A subvariante do coronavírus BA.6 foi identificada apenas em Israel e na Dinamarca, mas tem chamado a atenção dos cientistas por sofrer 30 mutações na proteína Spike, o que pode causar escape imunológico. Segundo a Fiocruz, a proteína Spike é associada à capacidade de entrada do patógeno nas células humanas e é um dos principais alvos dos anticorpos neutralizantes produzidos pelo organismo para bloquear o vírus.

Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, afirmou, em publicação no Twitter, que os cientistas estão impressionados com as linhagens genéticas das novas mutações e recomendou a volta do uso de máscara. "Meus vários grupos de WhatsApp de ciência estão fervilhando. Clipes e diagramas de linhagem genética voando para frente e para trás. Eu entendo pouco do detalhe, mas parece que é mais uma vez hora de usar máscaras".

Quais são os sintomas da variante EG.5, a Eris?

Os sintomas causados pela variante Eris não é diferente de outras variantes da covid-19:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Cansaço
  • Perda de olfato e paladar

A SBI recomendou às autoridades de saúde nos âmbitos federal, estadual e municipal adoção de medidas para aumentar a coleta de testes diagnósticos e a vigilância genômica dos casos sintomáticos de covid-19 para detecção precoce de mudança no cenário epidemiológico. Também recomendou “fortemente” que algumas medidas sejam seguidas pela população brasileira para reduzir o risco de impactos pela provável circulação da EG.5 e demais sub linhagens no território nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES