Nutricionista revela 4 suplementos que não valem a pena

Os suplementos alimentares podem ajudar em alguns casos, mas é preciso saber escolher

Nutricionista diz que alguns suplementos não valem a pena | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os suplementos alimentares são importantes para quem tem necessidade de uma dose “extra” de alguns componentes importantes para o bom funcionamento do organismo, como vitaminas, aminoácidos, minerais e fibras. Mas nessas horas é importante que se saiba escolher. Pensando nisso, o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak revelou quatro suplementos que não valem a pena.

BCAA

O profissional afirma que o BCAA é o primeiro desta lista de quatro suplementos com baixo custo-benefício. Ele explica que o BCAA oferece um valor nutricional melhor para o organismo do que somente aminoácidos, no entanto não proporciona o efeito que existe em uma proteína completa, que é um mix pleno de aminoácidos.

“Muita gente toma o BCAA achando que ele vai ser responsável por gerar anabolismo, recuperar a musculatura por si só e não é bem assim que funciona. O BCAA é literalmente só uma ‘gotinha’ no mar todo que envolve a nutrição. A suplementação e o efeito dele nunca recebeu comprovação científica e com o tempo até tem caído mais em desuso, mas a gente ainda encontra bastante gente que consome o BCAA. Ainda tem uma forma pior de consumir o BCAA, que é a comercialização em cápsula, que carrega muito pouco aminoácido e as pessoas acabam às vezes tomando isolado e substituindo proteína”, esclarece.

Multivitamínicos

O nutricionista afirma que muitos multivitamínicos são perda de dinheiro e, portanto, não vale a pena investir. “Encontram-se muitos multivitamínicos genéricos como um todo, que carregam muitos nutrientes por si só, que brigam entre eles na hora da absorção e tem quantidades não tão significativas de vitaminas e minerais, o que faz com que, além de ser uma perda de dinheiro, não ofereça a quantidade que está proposta ali no suplemento. Você acaba tendo essa briga de absorção entre os nutrientes e acaba não absorvendo bem todos eles”, pontua o nutricionista.

Glutamina

É um suplemento benéfico para saúde intestinal, microbiota, recuperação de tecidos, mas passou a ser associado ao sistema imunológico. “Então, quando você toma glutamina seu sistema imunológico melhora. Não é assim que funciona também, mas isso assim com o BCAA é porque a gente acaba criando um poder maior para esse suplemento do que ele realmente faz. É usado em um cenário errado, o que acaba descredibilizando um pouco”, explica.

Termogênicos

Os termogênicos são queridinhos de muita gente, mas, segundo Dereck, eles não são tudo isso que se pensa. “Vendem uma ideia de queima maior e oxidação maior de gordura. Dentro da categoria de termogênicos, existem diversos produtos, como a cafeína, chás, chá verde, estratos, carnitina e além disso, existem também alguns suplementos que colocam outras misturas, outras vitaminas, minerais e alegam ali que fizeram uma fórmula que vai aumentar a oxidação de gordura. O que aumenta a oxidação de gordura, o que faz com que a gente emagreça, não é um suplemento específico e nunca foi. É o déficit calórico. Vai ser só literalmente um suplemento ali na sua estratégia”, afirma o nutricionista Dereck Oakem entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES