Nutróloga revela 4 super benefícios do açafrão para a saúde

O açafrão é uma especiaria originária da Índia, super versátil, com muitas propriedades e que traz diversos benefícios para a saúde

Açafrão tem inúmeras propriedades e traz muitos benefícios à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O açafrão é uma especiaria originária da Índia, super versátil, com muitas propriedades e que traz diversos benefícios para a saúde do corpo. Ele é famoso por seu potencial de fortalecer a imunidade do organismo. A médica nutróloga e endocrinologista, Gabriela Abdo Camargo, traz uma lista de benefícios do açafrão para você entender os motivos pelos quais deve incluí-lo na sua alimentação.

O primeiro benefício citado pela médica é a proteção ao coração. Ela explica que o açafrão evita o acúmulo de colesterol “ruim”. Isso ajuda a proteger o coração e a evitar que você possa ter um derrame ou ataque cardíaco. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.

Segundo Gabriela, o açafrão também é capaz de prevenir o envelhecimento precoce. Ela explica que muitos estudos mostram que essas propriedades encontradas nesta especiaria são atribuídas principalmente aos carotenoides – crocina e safranal – que têm propriedades antioxidantes e são coletores seletivos de radicais livres.

A especiaria também ajuda a evitar o diabetes. Uma pesquisa realizada com um grupo de pré-diabéticos incluiu o extrato de curcumina na dieta por nove meses. No estudo, um grupo de pessoas realmente consumia o açafrão, mas o outro não. No final da análise, nenhum dos indivíduos que recebeu as doses de curcumina desenvolveu o diabetes tipo 2.

Outra propriedade importante do açafrão é a capacidade de reduzir a inflamação no organismo. A especiaria é um tempero com propriedades anti-inflamatórias. O açafrão aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo. Além disso, o consumo desse extrato ainda inibe o crescimento de bactérias, parasitas e fungos, que provocam doenças.

Como incluí-lo na alimentação

Incluir o açafrão na alimentação é mais fácil do que se imagina. “Na dieta use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas. Além disso, não há restrição para o uso também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos e polvilhada em saladas e sopas. Mas vale lembrar que o açafrão é contraindicado durante a gravidez, lactação e para crianças menores que quatro anos de idade”, finaliza a médica em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES