O papel da pressão da água na morte dos passageiros do submersível

A morte dos cinco tripulantes do submersível foi confirmada na quinta-feira

Cinco passeiros morreram com a implosão do submersível | Reprodução/Ocean Gate
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desaparecimento do submersível da empresa OceanGate no Oceano Atlântico durante uma expedição que iria visitar os destroços do Titanic chamou a atenção do mundo nos últimos dias, ontem foi anunciado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos que não houve sobreviventes no desastre do submarino. 

A morte dos cinco tripulantes do submersível foi atribuída a uma implosão ocorrida com o veículo, mas outros fatores também podem ter colaborado para o óbito dos passageiros. Além da implosão a enorme pressão da água a grandes profundidades também pode ter tido um importante papel no caso, como explica o Pós PhD em neurociências e diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Dr. Fabiano de Abreu Agrela. 

“A pressão da água é muito poderosa, ainda mais em profundidades tão grandes assim, isso faz com que, além da implosão, a pressão também pode ter contribuído para tornar a tragédia pior e danificar ainda mais a estrutura do submersível, o que também impactou em todos os tripulantes”, explica o pesquisador sobre o caso.

Pressão da água

A pressão nas profundezas do oceano é um fator crítico que pode resultar na morte de uma pessoa que mergulhe a grandes profundidades sem a proteção adequada. “As próprias autoridades evitam falar sobre a recuperação dos corpos justamente por que a uma pressão deste nível é possível que eles tenham sido destruídos e até mesmo partes da estrutura do submersível estejam completamente desintegradas” Afirma Dr. Fabiano.

À medida que se desce a maiores profundidades, a pressão aumenta devido ao peso da coluna de água acima, níveis extremos de pressão, como os encontrados em áreas oceânicas profundas, podem ser extremamente perigosos e letais para os seres humanos. Ainda não está claro em que momento exato ocorreu a implosão desde o desaparecimento do submarino no último domingo, a investigação busca esclarecer esses detalhes trágicos.

O que é e como ocorre a implosão de um submersível?

Uma implosão é o contrário de uma explosão, onde a pressão é direcionada para dentro com uma força descomunal após a pressão externa superar a pressão interna do submersível, o que pode ocorrer quando ele desce a profundidades além do suportado pela sua estrutura, assim como em uma explosão, é improvável que reste muito da embarcação e de seu conteúdo após o evento. Em uma implosão, há o colapso rápido do casco do submarino, o que pode resultar em danos graves ou na destruição total da embarcação. Os tripulantes estão sujeitos a sofrer lesões sérias devido ao impacto, esmagamento ou ferimentos causados pelos destroços resultantes desse processo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES