O primeiro sintoma do câncer de bexiga que você nunca deve ignorar

Quanto mais cedo se chegar ao diagnóstico de um câncer, maiores são as chances de resultados positivos com o tratamento

É preciso estar atentos aos sintomas do câncer de bexiga | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos nós sabemos que quanto mais cedo se chegar ao diagnóstico de um câncer, maiores são as chances de resultados positivos com o tratamento. Quando se trata do câncer de bexiga, a identificação não é tão fácil, mas é preciso ficar atento aos sintomas para que se busque ajuda médica. Um deles não pode ser ignorado.

"Os sintomas do câncer de bexiga podem variar, mas o sintoma inicial mais comum é a presença de sangue na urina", afirma a médica de medicina interna, Shoshana Ungetleider, à revista Parade. Esse é um sintoma fácil de ser percebido. No entanto, existem casos em que somente uma análise em laboratório pode identificá-lo. 

A médica explica que a presença de sangue na urina pode ser identificada a partir de cores vermelhas brilhantes ou até mais escuras. "Embora o histórico familiar e a genética possam desempenhar um papel importante, a maioria das pessoas com câncer de bexiga não possui histórico familiar da doença". Diante disso, é fundamental que se procure um médico assim que detectar este sintoma.

Outros sintomas que também podem indicar um possível câncer de bexiga são aumento na frequência urinária, dor ao urinar, urgência em urinar, dor na região pélvica e perda de peso não explicada. Ao perceber algum destes sintomas, é importante que se procure rapidamente um médico para que seja realizada uma avaliação adequada.

Fatores de risco

Os fatores de risco para o câncer de bexiga são histórico de infecções do trato urinário crônicas, tabagismo, exposição a produtos químicos tóxicos, como arsênio e produtos químicos de tingimento de cabelo, idade avançada e ser do gênero masculino. Diante disso, quem que se enquadra em algum desses grupos deve ficar atento aos sintomas citados.

Para um bom resultado no tratamento, o diagnóstico precoce é fundamental, uma vez que está diretamente ligado à remissão da doença. Os tratamentos para este tipo de câncer podem incluir radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e cirurgia, sendo que a abordagem depende do estágio do câncer e das características individuais do paciente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES