5 sintomas iniciais de câncer que você não pode ignorar

Quando descoberto de forma precoce, o câncer pode ser tratado com resultados positivos para o paciente

Alguns sintomas podem indicar um câncer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A palavra câncer, para muitas pessoas, está associada a algo terrível e com resultado fatal. Mas, nas últimas décadas, a taxa de sobrevivência triplicou, principalmente por causa do diagnóstico precoce. Nesses casos, boa parte dos tumores são tratáveis com resultados positivos para o pacientes. E, para conseguir identificar a doença precocemente, é necessário atar atento aos sinais. Para ajudar, a BBC News Mundo compilou alguns sintomas gerais do câncer.

O primeiro deles é a perda de peso de forma inexplicável. A maioria das pessoas que têm câncer apresenta esse problema em algum estágio da doença, ou seja, emagrece mesmo sem estar fazendo uma nova dieta ou fazendo atividade física. Uma perda de 5 kg, por exemplo, pode ser o primeiro sinal. Isso é mais comum no caso de câncer de estômago, pulmão, pâncreas e esôfago.

O cansaço ou fadiga que não melhoram com repouso também pode ser um sinal de câncer. Em alguns tipos, esse sintoma é mais comum à medida que a doença progrido, nas no caso da leucemia, por exemplo, a fadiga pode aparecer já no início. Já o câncer de cólon ou estômago podem provocar a perda de sangue anormal e essa é mais uma forma pela qual o câncer pode causar cansaço.

Mudança miccional ou na função da bexiga

Alterações como constipação, alteração no tamanho das fezes ou diarreia por um longo período podem indicar câncer de cólon. Já sintomas como sangue na urina, dor ao urinar ou mudanças na função da bexiga, como sentir vontade de ir ao banheiro com mais ou menos frequência, podem ser um sinal de câncer de próstata ou bexiga.

Assim como manchas que crescem, sangram ou doem podem indicar um câncer de pele, as feridas que não cicatrizam por mais de quatro semanas também merecem atenção, pois podem ser um sinal da doença. Se aferida for na boca, pode indicar câncer bucal. Na verdade, qualquer alteração na boca que dure muito tempo merece atenção.

Sangramento

Sangramentos incomuns podem acontecer tanto com câncer em estágio inicial quanto no avançado. Se o sangue aparecer ao tossir, pode ser sinal de câncer de pulmão. Se for nas fezes, pode ser sintoma de câncer de cólon ou câncer de reto. Já o câncer cervical cervical do endométrio pode provocar sangramento vaginal anormal. No caso de a pessoa apresentar uma secreção com sangue no mamilo pode ser um sinal de câncer de mama.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES