O que acontece com o corpo quando deixamos de comer carboidratos?

É importante pensar duas vezes antes de cortar completamente o carboidrato da rotina alimentar.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os carboidratos são considerados o combustível do nosso corpo. Desempenham o papel de gerar energia para o organismo funcionar. É por meio da glicose (forma como o carboidrato é metabolizado pelo corpo) que conseguimos usar essa energia.

Por conta dessa função, é importante pensar duas vezes antes de cortar completamente o carboidrato da rotina alimentar. Isso porque, quando paramos de consumi-lo, o nosso corpo altera a forma de obter energia e realizar as suas funções. 

O que acontece com o corpo quando deixamos de comer carboidratos? (Foto: reprodução)

"Quando o estoque de carboidrato é reduzido, passamos a usar a gordura como fonte energética", explica o Dr. Eduardo Rauen, médico nutrólogo e do esporte, cofundador da healthtech Liti. "Em casos graves, nos quais temos um processo de desnutrição, o corpo pode precisar usar a nossa massa muscular para gerar energia. Tanto a gordura quanto as proteínas do músculo são transformadas em carboidratos para suprir a demanda energética."

Por um lado, o uso da gordura como energia pode ser benéfica para o nosso metabolismo, pois o corpo aprende a exercer suas funções sem depender dos carboidratos. Isso pode ser uma vantagem no emagrecimento e até mesmo para a melhora da performance no esporte, em alguns casos. 

"Uma alimentação sem carboidratos ou com teor reduzido desse nutriente pode ser benéfica para algumas pessoas, mas não para todas. É preciso testar como o seu corpo responde a esse tipo de estratégia alimentar, e, caso a resposta seja boa, as vantagens refletem em uma boa composição corporal (quantidades adequadas de gordura e músculo), melhora do sono, da disposição e do hábito intestinal", continua o especialista. 

No geral, ajustes alimentares devem sempre ser feitos acompanhados por profissionais de saúde. Isso porque apenas um médico pode ficar atento às necessidades metabólicas de cada um e individualizar a dieta de acordo. Caso essa demanda não seja suprida, o resultado pode ser um corpo indisposto, sensação de fadiga, dor de cabeça e até mesmo irritabilidade.

"Caso o carboidrato seja substituído por uma alimentação com déficit de nutrientes, pode gerar também um quadro de má nutrição", diz. "Quando diminuímos ou retiramos os carboidratos devemos ter o cuidado de equilibrar a alimentação com nutrientes e outras fontes energéticas, como um bom aporte de proteínas, de frutas e de vegetais ao longo do dia. Assim, evitamos que o organismo tenha algum tipo de desnutrição, de falta de energia ou algum desses sintomas descritos."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES