O que acontece com seu corpo se você comer uma banana todos os dias?

A banana é uma das frutas mais comuns na casa do brasileiro e ela é cheia de benefícios

A banana traz muitos benefícios para quem a consome regularmente | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A banana é uma das frutas mais comuns na casa dos brasileiros. Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a essa é a fruta preferida da população, além de ser uma das frutas que pode ser encontrada com facilidade é várias regiões do país. E os benefícios para quem as consome com frequência são inúmeros.

Um dos mais importantes é o fato de ela contribuir para a redução da pressão arterial. A banana é rica em potássio e pobre em sódio e alimentos com essa composição ajudam a manter  um equilíbrio saudável de eletrólitos no corpo, o que ajuda a reduzir a pressão arterial. Com isso, essa fruta também ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

Outro benefício da banana é sua contribuição na redução do estresse. Isso acontece porque essa fruta é rica em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que, por sua vez, tem papel importante na regulação do humor e das emoções. Segundo especialistas, bons níveis desse neurotransmissor no organismo trazem sensação de calma e contentamento. “Comer bananas pode ajudar a promover a sensação de bem-estar e reduzir o estresse”, afirma a nutricionista Angélica, em entrevista à CNN Brasil.

Melhora a saúde do coração

As bananas são fontes de fibras, folato, potássio e antioxidantes, como a vitamina C, elementos que ajudam a promover a saúde do coração. Estudo publicado na revista  Chiropractic Medicine revelou que pessoas que seguem uma  dieta rica em fibras tem um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares do que aquelas que não consomem uma quantidade adequada.

Previne o crescimento de células cancerígenas

O consumo regular de banana também consegue prevenir o câncer. Segundo estudos, a lectina, uma proteína presente nas bananas, pode contribuir para a prevenção do crescimento de células de leucemia. A lectina atua como antioxidante, que ajuda o corpo a remover moléculas conhecidas como radicais livres. Quando radicais livres se acumulam, podem ocorrer danos celulares, potencialmente levando ao câncer.

Ajuda na diabetes

Por serem fontes de fibras, a Associação Americana de Diabetes recomenda o consumo dessa fruta. Segundo a instituição, o consumo de fibras contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue. Um estudo publicado na revista Chiropractic Medicine mostra que uma dieta rica em fibras ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, também contribui para controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que já têm a doença.

Mas é importante lembrar que os benefícios da banana, nesse caso, dependem dela estar totalmente madura, de acordo com estudo publicado no Diabetic Medicine. A baixa resposta glicêmica das bananas maduras, em comparação com as bananas verdes, é atribuída ao alto teor de amido, que é lentamente hidrolisado pela alfa-amilase em seres humanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES