O que causa o inchaço na mão do Rei Charles, que será coroado neste sábado

Coroação de Charles III, neste sábado (6), reunirá pompa, tradição e modernidade durante um momento de desprestígio da monarquia

A atenção se voltou ao novo monarca do Reino Unido, desde que assumiu o trono em setembro de 2022 | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A coroação do rei Charles III do Reino Unido - um ato simbólico que formaliza o compromisso do novo monarca diante de um público - acontece neste sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres.  A confirmação de Charles III no trono diante do público ocorre quase oito meses após a morte da rainha Elizabeth II e será menos luxuosa que a de sua mãe, em 1953.  De acordo com a imprensa britânica, o que motiva a realização de uma cerimônia mais comedida são a pauta ambiental, defendida há anos por Charles, e a ameaça de recessão econômica vivida pelos britânicos. Além disso, as mudanças da sociedade (e de como ela enxerga a monarquia) também parecem ter influenciado a cerimônia. 

No entanto, a coroação do filho mais velho de Elizabeth II não é a única polêmica que paira sobre o novo rei. A atenção se voltou ao novo monarca do Reino Unido, desde que assumiu o trono em setembro de 2022. Com isso, um detalhe despertou a curiosidade de olhares mais atentos: os dedos inchados do sucessor em diferentes ocasiões. O inchaço nas mãos pode ser motivado por uma série de fatores, alguns mais simples e outros que podem necessitar de intervenção médica. Especialistas explicam as principais causas e o que fazer para aliviar os sintomas.

Má circulação sanguínea

Médicos explicam que a má circulação é uma das principais razões para o inchaço das mãos e dedos. “A causa é a perda da elasticidade das veias. Quanto mais rígidas, maior a dificuldade do sangue chegar até as extremidades. Geralmente ele se acumula nos braços, causando o inchaço. Essa perda acontece por diversos motivos, como envelhecimento natural do corpo, colesterol alto, pressão alta, consumo de álcool ou tabaco, problemas cardíacos, sedentarismo, entre outros”, afirma Juliana Toma, médica dermatologista pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Segundo a especialista, a mudança de hábitos pode ser a solução para algumas dessas causas, como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, redução no consumo de álcool e tabaco, massagens e drenagem linfática. O cirurgião vascular Alexandre Amato acrescenta que a má circulação pode também gerar problemas como varizes e tromboflebite. “As veias trazem o sangue de volta para o coração. Em membros superiores, elas não costumam dar muitos problemas – então não vamos ter varizes em membros superiores. Existem algumas situações em que as veias e os vasos linfáticos podem causar inchaço, por exemplo, uma tromboflebite. Se você pegou uma veia para fazer alguma medicação ou após uma cirurgia pode ter uma tromboflebite, que causa dor no local e inchaço também”, explica.

Consumo excessivo de sal

“Uma das manifestações do excesso de sal é o inchaço das mãos e dedos devido ao acúmulo de sódio, que retém água. A saída é evitar comer muita comida salgada, substituir o sal comum por aqueles com baixo teor de sódio ou usar outros temperos para reduzir o consumo de sal nas refeições”, recomenda Juliana. Entre as consequências mais conhecidas relacionadas ao elevado consumo de sal está a hipertensão, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e renais. 

A pressão alta também está associada ao inchaço das mãos. “Quando o sangue chega até as mãos e dedos, pode haver uma certa dificuldade dos vasos sanguíneos de levar o sangue de volta ao coração, o que gera o inchaço. Aqui não há outra saída a não ser tratar a hipertensão por meio de medicação e mudança de hábitos”, diz a dermatologista.

Exposição ao calor

A médica explica que as altas temperaturas são desfavoráveis à circulação sanguínea. “Algumas pessoas tendem a ficar com as mãos e dedos inchados no verão. Em alguns casos, esse inchaço vem acompanhado de dor, grande desconforto e sensação de que a pessoa ganhou muito peso”, afirma. De acordo com a especialista, os vasos sanguíneos se dilatam em situações de altas temperaturas e acabam levando mais sangue para as extremidades do corpo, como as mãos. “O inchaço aqui acontece devido ao acúmulo de líquido nos espaços em volta dos tecidos. Dependendo do grau, apenas alguns cuidados simples, como ingerir bastante água, alimentação saudável, evitar o consumo de alimentos ricos em lactose, reduzir o consumo de sal e exercícios são suficientes para reduzir o inchaço”, diz.

Doenças inflamatórias

O inchaço das mãos e dos dedos também pode ser causado por doenças inflamatórias. Inflamação que acomete os tendões das mãos e dos dedos, a tendinite causa inchaço, dor e sensibilidade. “A causa principal da condição é o esforço repetitivo, a LER. Ocorre quando uma pessoa usa muito aquela parte do corpo, como braços e mãos”, diz Juliana. Ela explica que o tratamento muda conforme o grau de intensidade da tendinite. “Na maioria dos casos, basta o repouso e compressas de gelo nas mãos para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo. Se não melhorar, o ortopedista deve ser consultado. Ele pode prescrever desde analgésicos a anti-inflamatórios. Casos mais graves são tratados com fisioterapia ou cirurgia”, explica.

Gota

O excesso de ácido úrico no sangue causa uma condição chamada “gota”. O problema leva ao acúmulo de cristais de sódio nas articulações. “Quanto mais elevada for a concentração, maior o inchaço e a presença da artrite aguda secundária, causadora da dor, vermelhidão na pele e a formação de pequenos nódulos nas articulações dos dedos”, salienta Juliana. A médica afirma que se trata de uma condição séria, que exige intervenção médica com urgência. O tratamento inclui medicação para reduzir a concentração de ácido úrico, aliviando a dor e o inchaço.

Insuficiência renal

O médico Alexandre Amato destaca que os rins funcionam filtrando o sangue, retirando substâncias que não devem permanecer no organismo humano. “Quando o rim para de funcionar ou atua de forma deficiente, ele pode acabar causando inchaço, que pode ser menor ou maior. O rim é uma das possíveis causas de inchaço nas mãos”, afirma. O inchaço também pode ser causado por consumo de bebidas alcoólicas, acúmulo de líquido linfático, chamado linfedema, gravidez, artrite, doenças cardiovasculares e reação alérgica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES