Como a remoção das trompas pode prevenir o câncer de ovário?

Câncer de ovário é o mais letal e silencioso dos tumores ginecológicos

Os ovários são estruturas que compõem os órgãos genitais internos femininos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerado o terceiro tumor ginecológico mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama e colo do útero, o câncer de ovário geralmente se manifesta no período posterior à menopausa, mas também pode acometer jovens em idade reprodutiva. Até o momento não se conhece exatamente a origem dessa doença, mas sabe-se que alguns fatores de risco aumentam as chances de ela se desenvolver: além da idade superior aos 50 anos, obesidade, sobrepeso e histórico familiar de câncer ovariano ou de mama estão relacionados, entre outras condições.

No entanto, muito se questiona como se prevenir dessa condição que acomete diversas mulheres. A Aliança para Pesquisa do Câncer de Ovário publicou recentemente uma recomendação a favor da cirurgia de remoção das trompas como maneira de evitar o câncer de ovário. “A maioria dos tumores na região ocorre nessa estrutura, e a remoção é a única estratégia de prevenção que se mostrou efetiva”, comenta o ginecologista Igor Padovesi, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. 

A ideia apoiada pelo especialista não é sair operando todo mundo, mas aproveitar outros procedimentos abdominais, como a cirurgia bariátrica ou de retirada do útero, para fazer a intervenção. Em uma pesquisa com mais de 25 mil mulheres submetidas à remoção oportuna (junto com outra intervenção), não houve casos de câncer de ovário seroso — o esperado para esse grupo seriam pelo menos cinco episódios. A cirurgia é simples e o benefício pode ser grande. “Esse tipo de câncer não é tão comum, mas tende a ser agressivo e diagnosticado tardiamente”, aponta Padovesi. 

Entenda a sua anatomia

Os ovários são estruturas que compõem os órgãos genitais internos femininos. Em geral eles têm cor perolada, forma alongada e são menores que um ovo de galinha. Conectados ao útero, são encarregados da produção de hormônios sexuais femininos (estrógenos e progesterona) e masculinos (pequenas quantidades de testosterona), e de células reprodutoras —os óvulos, que por eles também são liberados.

Por que esse tumor aparece?

William Augusto Casteleins, cirurgião oncológico do HMC (Hospital Marcelino Champagnat - PR) explica que existem mais de dez tipos diferentes de câncer de ovário, e eles se desenvolvem a partir do crescimento e da multiplicação desordenada de diferentes células encontradas nesse órgão. Dadas as suas características, eles são classificados em dois grande grupos —os epiteliais e os não epiteliais. "O mais frequente deles começa nas células do tecido que reveste o ovário, chamadas de epiteliais. Os cânceres, ou carcinomas epiteliais, representam 95% das neoplasias (tumores) ovarianas", diz.

Embora até o momento não se saiba exatamente por que isso acontece, os cientistas já identificaram fatores que se relacionam e aumentam as chances de ter um câncer ovariano. Confira:

  • Genética (herança materna ou paterna das mutações dos genes BRCA1 ou BRCA2)
  • Histórico familiar de câncer de ovário ou mama
  • Ter idade superior a 50 anos
  • Endometriose
  • Terapia de Reposição Hormonal
  • Menopausa tardia ou primeira menstruação precoce
  • Nuliparidade (mulheres que nunca tiveram filhos)
  • Sobrepeso e obesidade
  • Tabaco
  • Falta de exercícios


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES