Obesidade infantil feta milhões de crianças no Brasil; saiba como combater

Números mostram ainda que o sobrepeso atinge 15% das crianças de até 5 anos. Na faixa de 5 a 9 anos e entre os adolescentes, a porcentagem é ainda maior: 31%.

Obesidade | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Brasil, um total de 6 milhões de crianças estão com excesso de peso. O dado, coletado pelo Ministério da Saúde por meio dos atendimentos infantis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), chamou a atenção da pasta, que lançou a Campanha Nacional de Prevenção à Obesidade Infantil.

Os números mostram ainda que o sobrepeso atinge 15% das crianças de até 5 anos. Na faixa de 5 a 9 anos e entre os adolescentes, a porcentagem é ainda maior: 31%.

Maria Alvim, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), ressalta que a obesidade já é problema de saúde pública global. Para crianças, as consequências são ainda maiores. “Aumenta o risco de doenças crônicas precocemente, como diabetes, distúrbios de sono, hipertensão e até alguns tipos de câncer“, explica.

“São doenças que a gente só discutia com adultos. Temos visto, no entanto, que isso acontece com crianças e pode resultar também no adoecimento precoce e até na mortalidade precoce, por conta dos excessos, e em uma redução na qualidade de vida”, avalia a especialista.

O Ministério da Saúde assinou duas portarias que destinam R$ 90 milhões para ações de combate ao problema. A primeira delas institui a Estratégia Nacional de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Projeta), para desenvolver iniciativas nos estados, municípios e no DF.

A segunda libera três parcelas de R$ 31,9 milhões, durante três anos, para cidades de até 30 mil habitantes que registraram sobrepeso em mais de 15% das crianças menores de 10 anos. “Os municípios que se encaixarem nos critérios estipulados pelo texto podem fazer adesão ao incentivo financeiro a partir de terça-feira (17/8)”, informou o ministério.

A influência da pandemia

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o fato de as crianças estarem fora da escola e em isolamento social por conta da pandemia de Covid-19 pode ter contribuído para o ganho de peso.

“As crianças diminuíram o deslocamento ativo, os exercícios físicos, a interação com outras crianças e aumentou muito o tempo de tela”, declarou Queiroga. “Os pais devem incentivar esse gasto de energia e se for fora de casa que seja consciente com máscara e álcool”, diz Maria Alvin, reforçando a fala do ministro.

De acordo com um estudo divulgado pela SuperAwesome, empresa americana de tecnologia em mídia digital, crianças entre 6 e 12 anos passaram cerca de 50% do tempo de quarentena em frente às telas, ou seja, metade do dia. Os pesquisadores afirmam que o tempo gasto com celulares, tablets, computadores e a boa e velha TV aumentou entre duas e três vezes em relação ao consumo habitual.

Classe social

Segundo o conselho fiscal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a obesidade é também relacionada à classe social. Apesar de o número ter crescido em todas as faixas salariais, as mais baixas apresentaram índices mais alarmantes. As classes C, D e E tiveram, cada uma, um crescimento de 5 pontos percentuais no nível de obesidade. Em relação à quantidade, a classe C representa a maior parcela da população obesa, com 23%. Na classe A, a alta foi menor, de 2 pontos percentuais, e chegou a 16% do total.

“As classes socioeconômicas mais baixas são mais suscetíveis às propagandas dos alimentos. As pessoas têm menos noção do prejuízo”, diz Maria Alvim. De acordo com ela, a questão da praticidade também é muito vendida pelo marketing e “pessoas com muito tempo de deslocamento para chegar no trabalho, por exemplo, optam pela facilidade”.

O bullying como fator

A psicopedagoga Wania Emerich Burmester afirma que para uma criança aprender de forma saudável e ativamente é necessário que ela esteja bem, emocionalmente e fisicamente saudável. “A obesidade afeta a autoestima da criança e isso com certeza afeta a aprendizagem. Afinal, o aluno fica mais inibido, pergunta menos, já que quer se expor menos.”

Além disso, a especialista diz que a situação acaba virando uma “bola de neve”. “Ela tem uma perda em todos os âmbitos, e, conforme isso vai ficando mais intenso, é mais difícil lidar, vai aumentando a ansiedade e ela não consegue se controlar”, acrescenta.

Wania Emerich diz ainda que é importante que esse trabalho seja feito de uma maneira constante e que deveria haver um plano escolar para evitar o bullying. “Ter rodas de conversas, um diálogo bem estabelecido dentro das escolas, que os alunos possam falar sobre as suas ansiedades, questões e angústias. Isso acaba mostrando que todo mundo tem o seu ponto fraco e problemas.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES