Os 6 principais riscos da automedicação para você ficar em alerta

Estudo realizado pelo Conselho Federal de Farmácia revelou que a automedicação é algo comum no Brasil, mas isso é algo perigoso

Tomar remédio sem prescrição médica pode trazer riscos à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudo realizado pelo Conselho Federal de Farmácia revelou que a automedicação é algo comum no Brasil, com 77% dos entrevistados afirmando que já tomaram remédio por conta própria em algum momento de sua vida. O problema é que essa automedicação indiscriminada, segundo especialistas, pode trazer consequências sérias para a saúde.

"Todo medicamento possui efeitos colaterais e, se for ingerido de forma incorreta ou se ele não for adequado para o problema do paciente, pode fazer mais mal do que bem", explica Gabriela Kozuchouski, professora de Farmácia da UniSociesc, instituição privada de ensino superior de Santa Catarina.

💊 REMÉDIOS PARA EMAGRECER. Segundo a pesquisa do Conselho Federal de Farmácia, as mulheres são as que mais tomam medicamentos sem prescrição, 53% fazem isso pelo menos uma vez por mês. Na busca pela perda de peso, por exemplo, muitas vezes elas usam os chamados remédios "naturais", que podem ser comprados sem receitas médicas e que prometem desintoxicar o corpo e favorecer o emagrecimento. 

"Muitos podem não ter qualidade ou eficácia. Alegam benefícios sem comprovação científica. O emagrecimento por meio de medicamentos deve ser falado com muita cautela. Até porque nosso corpo já tem um sistema natural de desintoxicação, por meio do fígado e dos rins. Então, o uso de medicamento pode ser, muitas vezes, enganoso e causar efeitos", reforça Gabriela Kozuchouski.

🚨 Consequências do uso inadequado de medicamentos

O Brasil registra cerca de 30 mil casos de internação anualmente devido a intoxicação por uso inadequado de remédios, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas. Medicamentos como os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios estão entre os que mais intoxicam. 

MORTES. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), calcula-se que 18% das mortes causadas por envenenamento no Brasil podem ser atribuídas à automedicação, e 23% dos casos de intoxicação infantil estão ligados à ingestão acidental de medicamentos armazenados em casa de forma incorreta.

Outras consequências da automedicação

1. Intoxicação

2. Mascarar sintomas da doença

3. Reação alérgica

4. Interação medicamentosa

5. Resistência ao medicamento

6. Falência hepática



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES