Peso, idade e rotina: descubra quanto de água você deve tomar por dia

Em média, costuma-se dizer que um adulto deve beber cerca de 2 litros de água por dia. No entanto, não é tão simples assim

Ingerir a quantidade de água ideal é importante para o bom funcionamento do organismo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em média, costuma-se dizer que um adulto deve beber cerca de 2 litros de água por dia. No entanto, não é tão simples assim. Na verdade, a quantidade de água que deve ser ingerida por dia depende de alguns fatores, como peso, idade, temperaturas externas, atividades cotidianas, prática de atividade física, dentre outros.

O certo é que não dá para passar muito tempo sem se hidratar, pois isso é fundamental para o bom funcionamento do corpo. A composição corporal tem cerca de 60 a 70% de água e este líquido é fundamental para o organismo. Para não errar na quantidade adequada, existe uma forma de calcular a necessidade diária de água no corpo, levando em consideração o peso e a idade da pessoa.

Como é calculada a quantidade de água

Para descobrir a quantidade de água que se deve ingerir por dia, a calculadora utiliza os seguintes valores, que variam de acordo com a idade: Jovens até os 17 anos devem ingerir 40 ml por cada quilo do corpo; pessoas com idade entre 18 e 55 anos devem tomar 35 ml por cada quilo; aqueles com idade de 55 a 65 anos devem beber 30 ml por cada quilo; já pessoas com mais de 66 anos devem ingerir 25 ml por cada kg.

Mas existem algumas particularidades que também devem ser levadas em consideração. Quem faz atividade física precisa ingerir ainda cerca de 500 ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, principalmente se for um treino com muita transpiração. Não devemos esquecer que as temperaturas também influenciam na quantidade de água que você deve beber. Um nutricionista pode definir de forma mais precisa essa quantidade.

Desidratação

Urina amarelada e com cheiro forte, boca e pele secas, diminuição da sudorese e sede excessiva são alguns dos sintomas de desidratação. O primeiro deles costuma ser a sede, nesse momento já é hora de ligar o alerta e começar a se hidratar com água e, se necessário, fazer uso de sair de reidratação oral, soro caseiro ou água de coco. Se os sintomas não sumirem, deve-se buscar um médico.

Tomar muita água faz mal?

Manter a hidratação do corpo é importante, mas também não se deve esquecer que ingerir muita água também pode ser perigoso,  principalmente para quem tem doenças, como insuficiência renal ou cardíaca. No caso desses problemas, o corpo não consegue eliminar o excesso de água, podendo trazer consequências como inchaço, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, dentre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES