Pode comer mamão todos os dias? Nutricionista explica

Com inúmeros benefícios para a saúde, a fruta faz parte da dieta de muita gente

O mamão traz inúmeros benefícios à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mamão é uma fruta originária do México, mas se adaptou ao clima brasileiro e hoje é bastante popular em todo o país. Com inúmeros benefícios para a saúde, a fruta faz parte da dieta de muita gente, que o consome com bastante frequência. Mas existem algumas dúvidas sobre seu consumo, por exemplo: o mamão pode ser consumido diariamente? 

“Sim. Previne o envelhecimento precoce devido a presença de antioxidantes do grupo dos carotenoides como o licopeno. Ajuda a fazer uma limpeza natural do seu intestino elaborando seu funcionamento, podendo engolir algumas sementes que são ricas em fibra e um anti-inflamatório natural devido a presença dos carotenoides. Auxilia no trajeto da síndrome do intestino irritável, fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitamina C, excelente para pele e cabelo já que tem vitamina C, licopeno, vitamina A e protege a visão de degeneração devido a presença de betacaroteno”, garantiu, em entrevista ao Sport Life, a nutricionista Renata Branco. 

O mamão pode ser consumido a qualquer hora do dia e é muito comum no café da manhã. “O mamão no café da manhã é uma boa estratégia já que desde essa hora você começa a preparar seu corpo para uma digestão melhor durante o dia. O mamão tem uma enzima chamada papaína, que ajuda muito na quebra dos nutrientes no nosso estômago, principalmente proteínas. Interessa também como sobremesa do almoço devido a ação da enzima melhorando a digestão e auxiliando no melhor funcionamento do intestino”, complementou a nutricionista.

As demais recomendações para os amantes do mamão

De modo geral, a nutricionista indica o consumo de meio mamão papaya por dia. No entanto existem algumas especificidades, segundo a dieta que cada pessoa segue, como a low carb e a cetogênica, por exemplo. “Talvez dias alternados. Vai depender da combinação da dieta, por exemplo: quanto vai comer de carboidrato por dia, em que fase está da dieta e a combinação dos alimentos”, justificou a profissional.

A nutricionista informa ainda que, se um consumidor fiel de mamão é esportista, pouco importa a hora que ele consome a fruta, isto é, ele pode comer tanto antes quanto depois do treino. “É uma fruta rica em vitaminas, minerais, carboidrato que auxilia no fornecimento de energia durante o treino e na reposição de energia pós treino”, enfatizou.

Os benefícios do mamão são muitos para a saúde de quem o consome. Ele é rico em antioxidantes, que auxiliam na diminuição do colesterol e proteção cardiovascular, ajuda a regular o funcionamento do intestino, além de outras propriedades. No entanto, é preciso ter cuidado com os excessos. “O excesso de mamão pode causar carotenemia devido ao excesso de ingestão do betacaroteno. Que tem em frutas e legumes de coloração laranja, o que deixa a pele com a pigmentação amarelada”, concluiu a nutricionista Renata Branco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES