Por que as mulheres ganham peso na menopausa? Saiba como se manter em forma

O período de menopausa costuma ser incômodo para boa parte das mulheres, especialmente pelo aumento de peso

É possível controlar o peso também durante a menopausa | oneinchpunch | Shutterstock / Portal EdiCase
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O período de menopausa costuma ser incômodo para boa parte das mulheres, especialmente pelo aumento de peso. Essa é uma fase em que as mulheres costumam passar por algumas mudanças corporais, dentre eles, o metabolismo fica mais lento e elas começam a envelhecer, um dos principais motivos para a alteração na distribuição de gordura no organismo.

"Um consenso é que com a idade, principalmente após os 40 anos, existe uma tendência natural de ganho de 0,5 kg por ano, independente da alteração hormonal da menopausa, e isso ocorre, pois com o processo natural do envelhecimento, existe uma tendência de substituição da massa muscular por gordura e consequente queda do metabolismo, assim o número de calorias queimadas por dia é menor", explica a endocrinologista e metabologista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), Tassiane Alvarenga.

Sobre isso, o ginecologista membro efetivo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, Igor Padovesi, acrescenta: "O simples fato de envelhecer predispõe ao ganho de peso por alguns motivos: metabolismo mais lento, mais tempo em frente a telas e menos movimento, insônia, medicamentos que podem levar ao ganho de peso e estresse".

Como ocorre o ganho de peso?

O ganho de peso na menopausa tem início com a diminuição de um hormônio importante para o metabolismo feminino, o estrógeno. Segundo Tassiane Alvarenga, ele age prevenindo o acúmulo de gordura nos músculos, no fígado, no tecido adiposo e  nas células pancreáticas produtoras de insulina. "A alteração deste equilíbrio metabólico leva a um aumento da deposição de gordura abdominal e ganho de peso em forma de gordura visceral, que é a gordura ruim, relacionada a um maior risco de doenças do coração", detalha a endocrinologista.

De acordo com Igor Padovesi, esse desequilíbrio provoca aumento da grelina, que é o hormônio da fome e a queda da leptina, que é o hormônio da saciedade. "Ou seja, neste período, a mulher está mais sujeita a comer mais e gastar menos", constata o ginecologista. Tudo isso contribui para que elas ganhem mais peso nessa etapa da vida.

Maneiras de perder peso

Para perder peso durante a menopausa, a prática de atividade física é o mais indicado por especialistas. "Se existe um antídoto para este problema, um dos principais ingredientes é a prática de atividade física", ressalta Tassiane Alvarenga. Ela frisa que os benefícios vão desde a redução no índice de massa corporal, diminuição de risco cardiovascular, diabetes, hipertensão e dislipidemia.

A médica também ressalta que é importante cuidar da alimentação, outro importante pilar para combater a obesidade. O segredo é seguir uma dieta saudável e balanceada, com a adição de frutas, verduras, grãos integrais, carnes magras, nozes e castanhas. Para completar, a endocrinologista indica ainda uma boa noite de sono. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES