Prejuízos do excesso de peso: 5 problemas que você não conhecia

Estar acima do peso pode trazer alguns prejuízos para a saúde, foi o que revelou uma turma de especialistas

O excesso de peso pode trazer prejuízos à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vida corrida, compromissos particulares e profissionais, pouco tempo para se alimentar de forma adequada são algumas das desculpas usadas para justificar o excesso de peso em algumas pessoas. Independente dos motivos, a verdade é que estar acima do peso pode trazer alguns prejuízos, foi o que revelou uma turma de especialistas.

Consequências do excesso de peso no organismo

Estar com uns quilinhos a mais pode favorecer a redução da fertilidade. “Mulheres com sobrepeso têm cerca de 25% menos chances de engravidar. E aquelas com obesidade apresentam queda na taxa mensal de gravidez de até 50% em relação às mulheres com a mesma idade e com peso normal”, afirma o ginecologista Rodrigo Rosa. 

Esse problema também é percebido entre pessoa do sexo masculino. “Em relação à obesidade masculina, o impacto pode ser ainda maior. Homens obesos apresentam diminuição de até 60% na fertilidade. Afinal, a obesidade pode ocasionar baixa quantidade e qualidade do sêmen”, diz o ginecologista Rodrigo Rosa.

Doenças metabólicas

O excesso de peso também contribui para aumentar o risco de doenças metabólicas. “A doença hepática gordurosa não alcoólica é outra doença comumente observada em pessoas obesas. Sendo caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado, o que, se não tratado, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e esteatohepatite, além de levar à fibrose e ao desenvolvimento de cirrose hepática”, afirma a nutróloga Marcella Garcez.

Outro prejuízo é em relação aos rins. “Quando o corpo fica maior devido ao acúmulo de gordura, os rins filtram em ritmo acelerado – o que chamamos de hiperfiltração, que em longo prazo leva à doença renal crônica, com um risco estimado de duas até sete vezes maior do que em indivíduos sem obesidade”, relata a nefrologista Caroline Reigada.

O excesso de peso também causa predisposição a doenças cardiovasculares e circulatórias. “A gordura está relacionada com o depósito de placas de colesterol nas artérias coronárias que irrigam o coração, favorecendo a má circulação do sangue. Além disso, as veias são afetadas pela grande quantidade de sódio acumulado no organismo de quem está com sobrepeso, o que causa retenção de líquidos e dificulta ainda mais a circulação”, termina a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES