Primeira ida ao ginecologista é fundamental para a saúde feminina

No Brasil, pelo menos 4 milhões de mulheres nunca foram ao especialista

Pais e responsáveis devem estar atentos à época de levar as filhas à primeira consulta com o ginecologista | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira consulta ginecológica é uma das etapas importantes para a saúde e bem-estar da mulher. Mas apesar dessa visita inicial desempenhar papel fundamental no bem-estar delas ao longo de sua vida, cerca de 4 milhões de brasileiras nunca visitaram esse profissional, e oito milhões, apesar de já terem ido a alguma consulta, não fazem acompanhamento nem exames regulares. Os dados são da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e do Datafolha.

Segundo o ginecologista e obstetra Antônio José Chaves, o ideal é que o acompanhamento ginecológico seja iniciado desde a adolescência, de preferência, assim que ocorrer a primeira menstruação. O profissional frisa, ainda, que não é necessário ter vida sexual ativa para procurar esse especialista.

“A primeira consulta ao ginecologista é um marco importante para a mulher. É nesse momento que são estabelecidos os cuidados necessários para garantir uma vida saudável, do ponto de vista da saúde sexual e reprodutiva”, explica. Diante disso, é importante que os pais e responsáveis cuidem disso e levem suas filhas ao médico.

Na primeira consulta, o profissional de saúde poderá abordar temas como puberdade, menstruação, tensão pré-menstrual (TPM) e higiene íntima. Se for o caso, ele também poderá orientar sobre métodos anticoncepcionais e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além disso, o ginecologista poderá solicitar exames, como o Papanicolau, para detectar precocemente alterações que levam ao câncer de colo de útero.

Dúvidas que podem ser esclarecidas

O médico enfatiza que o acompanhamento preventivo proporciona orientações, esclarece dúvidas e ajuda a criar uma base sólida para o acompanhamento ginecológico adequado ao longo da vida. “É um momento que deve ser encarado com naturalidade, visando o cuidado e o bem-estar da mulher em todas as fases de sua vida”, conclui.

O ginecologista

O ginecologista é o médico especialista na saúde feminina e deve acompanhar a vida da mulher desde a puberdade. O ideal é que a primeira consulta com este especialista aconteça logo após a primeira menstruação, entre os 11 e os 15 anos de idade. Mas há ainda a possibilidade de visitar este médico anteriormente, quando os primeiros sinais da puberdade começarem a aparecer, por volta dos 8 ou 9 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES