Primeiros casos de gripe aviária no Brasil são registrados no ES

Duas aves localizadas no Espírito Santo são diagnosticadas com o vírus da Influenza Aviária

Ave marinha diagnosticada com gripe aviária no ES | Passarinhando - Foto: Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas aves marinhas da espécie Thalasseus acuflavidus, conhecida como Trinta-réis-de-bando, foram diagnosticadas hoje, segunda-feira (15), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o vírus da influenza aviária, subtipo H5N1, no litoral do Espírito Santo.

É a primeira vez que casos da Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP), de subtipo H5N1, são detectados em aves no país. Durante a captura das aves, uma estava localizada no município de Marataízes e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

A Associação Brasileira de Proteína (ABPA), responsável pela seguridade alimentar da população do país, observa que os animais infectados com o vírus não fazem parte do sistema industrial do Brasil, ou seja, não fazem parte dos tipos de aves e ovos usados para consumo e para vendas em supermercados ou comércios.

Aves infectadas com o vírus podem transmitir à humanos por meio de consumo. Foto: Peter Garrard Becky/Getty Images

“Cabe destacar que a notificação da infecção pelo vírus IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP, e os demais países aliados da OMSA não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”, afirmou o Mapa, em comunicado.

Semana passada o Serviço Veterinário Oficial (SVO) do Mapa havia iniciado investigações de suspeitas da gripe aviária após notificações dadas pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica, no ES.

“Material para diagnóstico e amostras biológicas foram colhidas pelo SVO e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA – SP), unidade de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que confirmou se tratar de Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) do subtipo H5N1”, afirmou o Instituto em nota.

Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de gripe aviária e a maioria dos casos estão relacionados ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de alerta de emergência por conta dos casos.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES