Proteína em excesso prejudica a saúde? Qual a dose recomendada? Entenda

Alimentos ricos em proteínas são os queridinhos de quem quer emagrecer e ganhar músculos

A proteína é um nutriente importante na alimentação | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alimentos ricos em proteínas são os queridinhos de quem quer emagrecer e ganhar músculos, muitas pessoas recorrem inclusive a suplementos para manter o nível de proteínas desejado. No entanto, seu consumo ainda gera algumas dúvidas, principalmente quanto à quantidade diária recomendada.

O nutricionista esportivo Henrique Spessotto, em entrevista ao Sport Life, explica que não há consenso sobre a recomendação de consumo diário de proteína.  “Na verdade, não existe quantidade ideal de proteínas. Depende do objetivo e do quadro de uma pessoa. Por exemplo: se é uma pessoa hospitalizada, que está em estado de sobrevivência, nós temos como referência 0,8g por quilo por dia. Agora se é uma pessoa, que visa o emagrecimento e faz exercício físico, nós podemos usar de 1,8 a 3g por quilo e dependendo se a pessoa faz utilização de recurso hormonal ou não”, afirma.

É consenso, no entanto, que é importante manter a quantidade adequada do nutriente em todas as refeições, sempre levando em consideração que cada caso é um caso. “Dia por dia é importante em todas as refeições ter uma certa quantidade de proteína porque dá saciedade. Então, se uma pessoa aumenta a saciedade, vai ficar mais tempo sem fome e em contrapartida ela também é termogênica”, garante Henrique.

Antes, durante ou depois do treino?

Algumas pessoas têm dúvida se devem consumir maior quantidade de proteínas antes ou depois do treino. O profissional explica que depois é o mais aconselhável. “Esse nutriente é melhor depois do treino. Há estudos que mostram a síntese pós treino. Se uma pessoa consome proteínas sem carboidratos, sem gordura, sem outro macronutriente tem a mesma quantidade de síntese proteica do que se ela consumir com carboidrato ou com gordura”, complementa Spessotto.

Algumas pessoas usam suplementos ricos em proteínas, eles são aliados na hora de alcançar a quantidade diária necessária desse nutriente. “Há suplementos de proteínas vegetais. Tem proteína do arroz, proteína da soja, proteína da ervilha e todos em formas de suplemento. Então, se uma pessoa tem dificuldade ao longo do dia de bater a meta de proteína e é vegetariana, vegana, nós conseguimos por meio da suplementação conseguir bater essa meta diária. Até hoje em dia ficou fácil de sustentar um estilo de vida veganismo ou vegetarianismo por conta dessa opção, que a indústria trouxe de suplementação”, detalha o nutricionista.

Os cuidados com o consumo de proteínas

No entanto, é necessário que se tenha cuidado com o consumo em excesso, que pode ocasionar problema nos rins. Por isso, a ajuda de um profissional ajuda a manter esse índices na quantidade adequada. “Às vezes, tem algumas pessoas que querem emagrecer, cortam o seu carboidrato, começa a comer muita proteína e aí acaba que isso pode desenvolver algum problema renal conforme for passando o tempo. Então, tem que tomar cuidado. De modo geral, sem proteína não há órgão, osso, cabelo e não tem pele. Tudo é proteína. Todas as estruturas celulares do nosso corpo também são e não existe vida sem proteína”, encerra o nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES