Qual a relação entre creatina e pressão alta? Nutricionista explica

A creatina é um dos suplementos queridinhos por quem treina e busca hipertrofia

Creatina é um suplemento que traz muitos benefícios para quem o consome | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A creatina é um dos suplementos queridinhos de quem treina e quer ganhar massa muscular. E isso não é à toa, ela traz muitos benefícios para quem a consome, como a melhora na recuperação muscular, ajuda na hipertrofia e combate a fadiga. No entanto, o consumo desse suplemento ainda gera algumas dúvidas, principalmente em relação ao seu consumo por pessoas com pressão alta.

Esse grupo de pessoas pode tomar creatina? A nutricionista do Hospital São Marcelino Champagnat, Marcella Oliveira, em entrevista ao Sport Life, diz que, em regra, não há problema. “Em geral, a creatina é considerada segura para indivíduos com pressão alta. Estudos indicam que o uso de creatina não está associado a aumentos significativos na pressão arterial. No entanto, é sempre aconselhável que pessoas com condições médicas pré-existentes, como hipertensão, consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, o que inclui a creatina”, garantiu.

Quanto consumir? A profissional ressalta que a quantidade que deve ser consumida por cada pessoa pode variar de acordo com alguns aspectos. “O ideal é utilizar a fórmula ‘peso (kg) x 0,07’. Exemplo: uma pessoa que pesa 50 kg necessitará de 3,5g de creatina por dia. Essa dosagem é suficiente para aumentar os estoques de creatina muscular. Essa quantidade pode ser obtida por meio de fontes alimentares, como a carne vermelha. Mas muitos atletas optam por suplementos para garantir uma ingestão consistente”, detalhou Marcella.

Existe um suplemento mais indicado para quem tem pressão alta? Não há um suplemento mais indicado para essas pessoas, já que as respostas variam de acordo com cada um. “No pré-treino, escolher alimentos ou suplementos, que oferecem energia sustentada, como carboidratos complexos e proteínas podem ser benéficos. Recomenda-se evitar excessos de cafeína e outros estimulantes”, confirmou.

🏋🏻‍♀️ Pós-treino 

A nutricionista lembra que o pós-treino é o momento para priorizar a recuperação muscular, buscando uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. “Além disso, manter-se hidratado é crucial, mas é essencial monitorar o consumo de eletrólitos, especialmente para quem lida com pressão alta. A individualização das recomendações é vital. A orientação de um profissional de saúde é valiosa para adaptar as estratégias às necessidades específicas de cada pessoa”, destacou.

Quais suplementos consumir com cautela? “Os suplementos, que contêm substâncias estimulantes, como altas doses de cafeína, que podem afetar a pressão arterial, devem ser consumidos com cautela por pessoas com pressão alta. Além disso, torna-se fundamental evitar suplementos não regulamentados, pois a qualidade e a segurança podem ser questionáveis”, concluiu Marcella Oliveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES