Qual é o limite da pressão alta? Médico ensina como identificar

Muitas vezes esse problema é assintomático, mas pode desencadear complicações cardiovasculares e insuficiência renal

A hipertensão é um problema silencioso no início, mas pode desencadear complicações cardiovasculares | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A hipertensão, ou pressão alta, é caracterizada pela elevação da pressão arterial, geralmente acima de 140×90 mmHg, denominada popularmente como "14 por 9". Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que 50,7 milhões de brasileiros que têm entre 30 e 79 anos sofrem dessa condição. Muitas vezes esse problema é assintomático, mas pode desencadear complicações cardiovasculares e insuficiência renal. No entanto, é possível controlá-la com tratamento adequado.

Como medir: a medição da pressão arterial é realizada em milímetros de mercúrio (mmHg) e envolve duas leituras: a pressão arterial sistólica, que indica a pressão nas artérias durante as batidas do coração, e a pressão arterial diastólica, que representa a pressão nas artérias quando o coração está em repouso entre as batidas.

Quando está alta? Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), considera-se que a pressão arterial está elevada quando atinge ou ultrapassa 140 por 90 milímetros de mercúrio. Além disso, as medições são classificadas em diferentes graus de gravidade, sendo eles graus 1, 2 e 3, de acordo com os níveis observados.

Classificação. O cardiologista Fernando Lamego destaca as seguintes categorias para classificar a pressão arterial: Normal: até 120x80 mmHg; Pré-hipertensão: 120-139x80-89 mmHg; Hipertensão estágio 1: 140-159x90-99 mmHg; Hipertensão estágio 2: 160x100 mmHg; Hipertensão estágio 3: superior a 160x100 mmHg.

“Essas categorias são apenas diretrizes gerais, e a avaliação da pressão arterial deve ser realizada por profissional de saúde. O diagnóstico e o tratamento da hipertensão podem variar de acordo com outros fatores de risco e condições médicas individuais. Se você estiver preocupado com sua pressão arterial, é recomendável procurar orientação médica para uma avaliação mais precisa e apropriada ao seu caso”, alerta o cardiologista em entrevista para o Eu Atleta.

Pressão alta: como identificar

A pressão arterial é suscetível a flutuações ao longo do dia, influenciadas pelas atividades realizadas e pelas emoções experimentadas. Entretanto, a presença de pressão alta em um determinado momento não implica necessariamente em hipertensão crônica. Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é comum que a pressão arterial durante o dia seja ligeiramente mais elevada do que à noite. Os valores ideais não devem exceder 135x85 mmHg durante o dia e 120x80 mmHg durante a noite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES