Estes hábitos caseiros são eficazes no combate à hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias

É importante monitorar a pressão arterial, pois essa é a única forma de monitorar a hipertensão | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Essa condição, quando não controlada, faz aumentar o risco de aparecerem outras doenças graves e muitas vezes irreversíveis, como infarto, AVC e insuficiência renal. A pressão alta é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública.

Esse problema atinge cerca de 25% dos adultos e 50% das pessoas com idade acima dos 60 anos. No entanto, a hipertensão não acontece apenas entre pessoas hipertensas, afinal, picos de estresse em qualquer pessoa que não sofre com o problema, podem levar a picos de pressão que também colocam em risco a saúde dos rins, do cérebro e do coração.

Segundo site do Ministério da Saúde, a hipertensão acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. 

Risco silencioso

A hipertensão, muitas vezes, não apresenta sintomas e acaba sendo um problema silencioso, podendo levar a pessoa a ter problemas graves, se não for tratada e controlada de forma adequada. Os primeiros passo para manter a pressão arterial em níveis saudáveis é adotar um estilo de vida saudável, praticando atividade física de forma regular, adotar uma dieta saudável e controlar o estresse.

Hábitos que ajudam a controlar a pressão alta

É possível controlar a pressão arterial de forma natural, adotando algumas medidas, no entanto é é importante que se saiba que é necessário que o paciente seja acompanhado por um médico de forma regular. Inclusive, é de grande importância que as pessoas consultem um médico de confiança antes de dá início a qualquer tipo de tratamento.

Tratamento

Segundo site do Ministério da Saúde, medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

Confira algumas dicas logo abaixo:

Mantenha o controle do peso

Alimentação balanceada

Reduza o consumo de sal

Pratique atividades físicas em casa

Redução do consumo de álcool

Pare de fumar

Ter um sono de qualidade

Evitar situações de estresse



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES