Quer emagrecer mais rápido? Saiba combinar aeróbico e musculação na rotina

Com a combinação de exercícios e uma alimentação saudável, é possível acelerar a perda de peso

O aeróbico e a musculação podem ser seu aliado na busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você considera a perda de peso uma tarefa difícil? Calma, você não está sozinho. A prática de uma vida saudável leva tempo, dedicação e esforço. No entanto, com a combinação certa de exercícios, é possível acelerar a perda de peso de forma saudável e sustentável. A seguir, conheça como o aeróbico e a musculação podem ser seu aliado na busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma.

O que é o famoso “aeróbico”?

Os exercícios aeróbicos são aqueles que aumentam a frequência cardíaca e a respiração, promovendo a queima de calorias e de gordura corporal. Exemplos de exercícios aeróbicos incluem corrida, caminhada, natação, ciclismo, entre outros. Quando realizados de forma regular e com intensidade adequada, os exercícios aeróbicos promovem a queima de gordura corporal, ajudando a reduzir o peso e melhorar a saúde do coração e do sistema circulatório.

O que é a musculação?

Já os exercícios de musculação são aqueles que trabalham a musculatura do corpo, utilizando pesos e outros equipamentos de resistência. Diferentemente dos exercícios aeróbicos, que promovem a queima de gordura durante o exercício, a musculação contribui para a perda de peso de forma indireta. Isso porque, ao aumentar a massa muscular, o corpo passa a gastar mais energia em repouso, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura mesmo quando não está exercitando. Além disso, a musculação ajuda a definir o corpo, melhorando a estética e a autoestima.

Estratégia para combinar exercícios

Agora que já entendemos como cada tipo de exercício pode contribuir para a perda de peso, vamos falar sobre como combiná-los de forma eficiente. Uma estratégia bastante utilizada é alternar dias de exercícios aeróbicos e musculação. Por exemplo, pode-se realizar musculação três vezes por semana, intercalando com exercícios aeróbicos em outros dias da semana.

Outra opção é combinar os dois tipos de exercício na mesma sessão. Por exemplo, pode-se fazer uma série de musculação, seguida de alguns minutos de corrida na esteira, repetindo esse ciclo ao longo da sessão. Além disso, é importante lembrar que a intensidade e a duração dos exercícios devem ser adequadas às necessidades e objetivos de cada pessoa. Por isso, é recomendado buscar a orientação de um personal trainer para elaborar um plano de exercícios personalizado.

Alimentação adequada

O mais importante é lembrar que, para alcançar a perda de peso desejada, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e saudável. De nada adianta praticar exercícios físicos intensos se a alimentação for composta por alimentos calóricos e pouco nutritivos. Com isso em mente, inclua em sua alimentação alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis

Além disso, é importante evitar alimentos processados, ricos em açúcar e gordura trans, que podem prejudicar a saúde e dificultar a perda de peso. A combinação de exercícios aeróbicos e de musculação pode ser muito eficiente para acelerar a perda de peso e melhorar a saúde de forma geral. Porém, é fundamental adotar uma alimentação saudável e buscar orientação de um profissional para elaborar um plano de exercícios personalizado e adequado às suas necessidades e objetivos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES