Recuperação muscular, energia e mais: conheça os benefícios da manga

As frutas são importantes para ajudar na performance de um atleta, seja ele profissional ou amador

O consumo da manga pode trazer diversos benefícios à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As frutas são muito importantes para ajudar na performance de um atleta, seja ele profissional ou amador. O seu consumo adequado contribui inclusive para uma vida mais saudável. E uma destas frutas é a manga, que traz inúmeros benefícios à saúde. A nutricionista Adriana Santamaria dá mais detalhes sobre as propriedades dessa fruta e sobre seu consumo ideal.

“Uma boa porção diária seria de uma xícara da fruta picada em torno de 130g da fruta pré ou pós treino. Pode ser uma sugestão interessante para grande parte das modalidades esportivas. Rica em vitaminas e minerais, participando do sistema imune e atuando com ação anti-inflamatória, importante para a recuperação do atleta a nível sistêmico”, confirmou Adriana em entrevista para o Sport Life. 

É importante ressaltar que não existem diferenças de calorias em relação ao horário que se consome  carboidrato, seja durante o dia ou à noite. Dessa forma, a manga é uma ótima sugestão de alimentos para se consumir tanto no período noturno como diurno, principalmente pelo auxílio na práticas dos exercícios físicos.

“A manga é uma fruta tropical rica em fibras e boa fonte de carboidrato. Sendo muito legal de incluir na dieta de esportistas, fornecendo energia para a boa prática de atividade física e auxiliando na recuperação de músculos e articulações”, explicou a nutricionista. Portanto, a manga é uma importante fruta para se usar como aliada, por aqueles que praticam atividade fśisica com regularidade.

A importância da manga no dia a dia

A manga, além de ser uma fonte de calorias boas, ela é rica em vitaminas A, B2 e C, que trazem benefícios estéticos. “Oferece ácido gálico, polifenol que além de ter propriedades anti-inflamatórias, age sobre as enzimas que atuam no envelhecimento e degradação do colágeno, que dentro de uma dieta saudável auxilia na prevenção da flacidez e manchas da pele”, enfatizou a nutricionista Camila Malafronte.

História e dados

A manga é uma fruta originária da Índia e chegou ao Brasil no século XVII trazida pelos colonizadores portugueses. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) o Estado de Pernambuco é o líder no cultivo desta fruta, com uma colheita de 518.231, com uma área de 14.174/ha. Além disso, o órgão ainda destaca o Nordeste como principal produtor, cuja região responde por 77,3% da colheita nacional. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES