Remédios para curar a ressaca realmente funcionam? Entenda

O Carnaval é uma festa marcada por muitas festas e bloquinhos e tudo isso costuma ser regado a bebidas alcoólicas

Exagerar no consumo de bebidas alcoólicas geralmente traz uma série de consequências no dia seguinte | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Carnaval é uma festa marcada por muita alegria, diversão e muitas festas e bloquinhos e tudo isso costuma ser regado a bebidas alcoólicas, levando muita gente a enfrentar os efeitos colaterais no dia seguinte, como a ressaca. Para lidar com isso, existem alguns remédios já conhecidos, mas esses produtos são realmente ajudam ou são apenas uma ilusão de alívio?

A enfermeira Amanda de Oliveira ressalta que os remédios para combater a ressaca podem ser encontrados em vários formatos, desde comprimidos efervescentes até bebidas isotônicas e suplementos vitamínicos. "Prometendo alívio rápido para os sintomas desconfortáveis da ressaca, esses produtos são muitas vezes a escolha inicial para aqueles que buscam recuperar-se rapidamente após uma noite intensa de festa."

Ela chama a atenção para a importância da hidratação nesse período para a reposição de nutrientes. "Muitos remédios de ressaca enfatizam a reposição de eletrólitos e vitaminas, o que pode ser benéfico para combater a desidratação e os efeitos da perda de nutrientes durante a ingestão de álcool," orienta a professora.

Efeito placebo

Já alguns remédios, segundo Amanda, podem funcionar mais como placebo do que soluções reais. "Existem ainda possíveis mitos relacionados a certos ingredientes, como cafeína, que podem mascarar temporariamente os sintomas sem tratar efetivamente as causas da ressaca, por exemplo", afirma.

Para ela, a melhor forma de prevenir a ressaca ou ter efeitos menos danosos é moderar no consumo de bebida alcoólica. “Os remédios de ressaca podem ocasionar efeitos colaterais e interações medicamentosas também, por isso, é relevante consultar profissionais de saúde antes de usar esses produtos para garantir a segurança, especialmente para aqueles que têm condições médicas pré-existentes ou estão em uso de outros medicamentos”.

Por fim, a profissional afirma que escolher alternativas naturais em detrimento de remédios de farmácia é mais benéfico  para combater os efeitos da ressaca. “Ingestão de água, alimentos ricos em nutrientes e descanso adequado são ações básicas que podem auxiliar no alívio sem medicação”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES