Restrição alimentar:como aproveitar os chocolates de Páscoa da melhor forma

Para aqueles que possuem restrições alimentares, a Páscoa pode ser um desafio

Quem tem restrição alimentar é preciso ter cuidado com os ovos de Páscoa | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para aqueles que possuem restrições alimentares, a Páscoa pode ser um desafio na busca por opções de pratos que atendam às suas necessidades específicas. No geral, durante as festividades, é habitual que pessoas veganas, intolerantes ao glúten e à lactose e alérgicas à proteína do leite de vaca encontrem diversos obstáculos nesse sentido.

"Na celebração da Páscoa, é comum encontrar uma mesa repleta de pratos tradicionais, muitos dos quais podem conter ingredientes incompatíveis com esses públicos. Isso pode deixar aqueles com dietas especiais se sentindo excluídos e até desconfortáveis", afirma Alice Coca, nutricionista da UBS Jardim Paranapanema, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim".

🐇 O que fazer? Muitas vezes, as opções de ovos de Páscoa disponíveis no mercado contêm ingredientes que não são adequados a essas dietas. No entanto, nem tudo está perdido. Com um pouco de organização e cuidado, possível desfrutar plenamente dessa época festiva, sem comprometer a saúde. "Às vezes, a criatividade na cozinha é essencial para recriar pratos comuns da Páscoa, mas sem aqueles ingredientes indesejados. Esse pode ser um momento para experimentar novas receitas e técnicas de preparo", reforça a profissional.

🍫Substituições inteligentes. Os ovos de Páscoa, por exemplo, podem ser substituídos por versões mais apropriadas para cada pessoas, como as veganas, isentas de glúten e leite, feitas artesanalmente ou adquiridas em estabelecimentos apropriados. Para quem deseja se aventurar na preparação, a receita também é simples. 

Como fazer um ovo de Páscoa

É possível fazer seu ovo de Páscoa em casa. "Basta utilizar 200g de chocolate sem glúten e sem leite e uma forma para moldar o ovo do tamanho de sua preferência. Derreta-o em banho-maria ou no micro-ondas, cuidando para não aquecer demais. Se usar o micro-ondas, pause a cada 30 segundos para mexer o chocolate e evitar que queime", explica.

Com o chocolate ainda derretido, é necessário espalhar a quantidade desejada na forma. "Cubra toda a superfície interior da forma de maneira uniforme. Se desejar uma casca mais grossa, espere o chocolate esfriar um pouco e repita o processo, adicionando mais uma camada de chocolate", destaca Alice.

Em seguida, leve a forma ao refrigerador por aproximadamente 30 minutos, ou até que o chocolate esteja completamente firme. "Você também pode rechear seu ovo de Páscoa com mais chocolate sem glúten e sem leite derretido, fazendo uma mistura com leite de coco, óleo de coco, açúcar de coco e baunilha", ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES