Retenção de líquido: causas e dicas para reduzir o inchaço - Relação com doenças graves

Colocar as pernas para cima ajuda muito, mas mudar alguns hábitos alimentares e praticar atividades físicas são medidas fundamentais: veja ainda uma série de exercícios para te ajudar - Relação com doenças graves

Slide 1 de 8
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Relação com doenças graves

Consumo excessivo de sal, presença de varizes (insuficiência venosa), hipotireoidismo e até doenças mais graves dos rins, do coração, do fígado, além da trombose, podem levar à retenção de líquido. Nas mulheres, a condição pode piorar a celulite e surgir por conta das alterações hormonais próximas ao período menstrual, quando há o aumento da progesterona. Os sintomas você já conhece: inchaço nas pernas, nos tornozelos, nas mãos e no abdômen.

Os líquidos corporais são compostos principalmente por água, cerca de 2/3, além de proteínas (como a albumina) e eletrólitos (que são os sais minerais, como sódio e potássio).

- Quando há um desequilíbrio entre os componentes desses líquidos, ele extravasa dos vasos sanguíneos e se acumula na região subcutânea, entre as células. Com isso surge o inchaço ou retenção. Pode ocorrer no corpo como um todo ou em uma parte dele, nas pernas, por exemplo - explica o médico endocrinologista Filippo Pedrinola.

A seguir, vejas as dicas para reduzir o inchaço:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 8
SEÇÕES