MIOMAS UTERINOS: Conheça a doença que vitimou a pioneira do funk MC Katia

Uma das percursoras do funk carioca, morreu no último domingo (13), em decorrência de uma série de complicações ocasionada pela retirada de um mioma uterino

A doença atinge cerca de 50% das mulheres brasileiras entre 30 e 50 anos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerada uma das pioneiras do funk carioca, MC Katia faleceu no último domingo (13), em decorrência de uma retirada de um mioma do útero, que acarretou complicações como trombose e, nos últimos dias de vida, pneumonia. A funkeira deixou uma filha, dois netos e um marido, o DJ e produtor Leonardo, com quem trabalhava em sua carreira profissional.

Os miomas acometem em sua grande maioria as mulheres na fase reprodutiva da vida. No entanto, sua causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento se deve a fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. O tratamento é definido pelos médicos de acordo com uma série de fatores, como a presença ou não de sintomas e a idade da paciente. 

O crescimento do mioma é controlado por exames. Nem todos os miomas devem ser retirados e não são todos que apresentam sintomas. O diagnóstico da doença ocorre por meio de exames laboratoriais e seu tratamento pode ser por meio de medicamentos ou por meio de cirurgia: pode ocorrer a retirada só do mioma (miomectomia) ou a retirada de todo o útero (histerectomia).

Quais são os sintomas?

  • Dentro do útero: fluxo menstrual aumentado ou sangramento fora do período menstrual e cólica
  • Fora do útero: se for grande, pode pressionar o intestino e a bexiga e causar dor; se for pequeno, não há sintomas
  • Parede do útero: sintomas podem ser iguais ao do mioma dentro do útero

Caso MC Katia

Durante a cirurgia de retirada do mioma de Katia ocorreram diversas complicações. Ela sofreu trombose na perna direita e, inicialmente, precisou amputar parte do pé. Na sequência, o problema exigiu nova amputação, dessa vez na altura do joelho. Após esse momento, a funkeira Tati Quebra-Barraco liderou uma campanha nas redes sociais para que fãs fizessem doações para comprar uma prótese para Katia.

A campanha ganhou adesão de vários nomes ligados ao funk e a prótese foi viabilizada. No entanto, na última sexta-feira (11), a filha de Katia fez uma postagem explicando que a mãe tinha contraído uma bactéria e apresentava um quadro de pneumonia. Diante do agravamento da situação, os médicos a induziram ao coma, a entubaram e a levaram para o CTI. MC Katia não resistiu e morreu na tarde de domingo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES