Saiba 3 exercícios simples para tratar a diástase pós-parto

A diástase atinge cerca de 30% das gestantes e ocorre quando os músculos do reto abdominal se afastam para o bebê ganhar espaço para crescer

A diástase abdominal é comum em mulheres com mais de 35 anos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gravidez é um momento incrível para a vida da mulher. O parto, é considerado um dos momentos mais lindos e marcantes. O mesmo é válido para os momentos que vêm depois disso, ou seja, uma vida inteira ao lado de uma das pessoas que você mais ama.  No entanto, a gestação também é um período de muitas mudanças no corpo feminino. Como a diástase pós-parto, um problema relativamente comum e que pode ou não afetar as mulheres após a gravidez. 

O que é a diástase abdominal?

A diástase abdominal é um problema caracterizado pelo afastamento dos músculos do abdômen, em especial, o músculo reto abdominal. Ele está localizado logo na frente da barriga, abaixo do tórax. Para que você possa visualizar melhor, imagine o músculo reto abdominal como um zíper fechado. A diástase seria o zíper aberto, com o afastamento de suas estruturas. Na gestação, isso ocorre por conta do espaço extra necessário para o crescimento do feto, o que acaba forçando a musculatura a “abrir”.

Qual a causa desse problema?

Como visto, a principal causa da diástase é a força exercida pelo útero ao longo da gestação. O crescimento do órgão (e do bebê) faz com que muitas estruturas precisem “ir para o lado” para abraçar essa mudança no organismo. Uma delas é a musculatura.No entanto, há outras causas para a diástase, além da gestação. Elas incluem:

perda repentina de peso;

ausência de fortalecimento na região abdominal;

problemas com a postura;

falta de exercícios físicos;

excesso de atividades físicas sem o devido fortalecimento dos músculos abdominais.

Como ele é identificado?

A identificação da diástase pós-parto se inicia a partir dos sintomas observados pela mulher, especialmente, a dor nas costas. Outros sinais são a flacidez abdominal ou a sensação de que a barriga está “para a frente”. No entanto, o diagnóstico final é fechado com a ajuda de um médico ou fisioterapeuta. Ele fará alguns exames físicos que, na maior parte das vezes, consistem em pedir que você se deite de barriga para cima e incline o tronco como se fosse fazer um abdominal, enquanto a área é examinada.

Quais são os melhores exercícios para diástase?

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos. Conheça algumas práticas, a seguir.

1. Prancha lateral

A prancha é um dos exercícios isométricos (ou seja, aqueles em que você segura o movimento) mais completos. No entanto, a sua variação lateral também não perde em nada para a tradicional, sendo uma ótima forma de fortalecer a musculatura abdominal. Comece o movimento deitando-se de lado, de preferência em um colchonete. Apoie o seu cotovelo na linha do ombro e levante o corpo, deixando o pé também apoiado no chão. Segure o máximo que conseguir.

2. Abdominal infra

O abdominal dispensa apresentações. A variação infra é muito útil para fortalecer o músculo reto abdominal, trabalhando também a musculatura da lombar. Para fazê-lo, deite-se apoiando a cabeça e as costas no colchonete, com as pernas estendidas em linha reta. Depois, é só apoiar as palmas das mãos no chão, pois elas serão usadas como suporte. Em seguida, eleve as suas pernas, sem mover o tronco ou o pescoço. Você pode, também, tentar a variação de levar os joelhos (com as pernas levemente flexionadas) até a proximidade do tórax.

3. Abdominal hipopressivo 

Por fim, temos o abdominal hipopressivo. Essa é uma técnica também conhecida pelo nome de “stomach vacuum”, e é uma ótima aliada no fortalecimento de todo o abdômen. Você pode fazê-la deitada, sentada, em quatro apoios ou em pé, com as mãos apoiadas na parede, ou inclinada para a frente, com as mãos no joelho. Escolha o modo mais confortável.

Comece inspirando bastante pelo nariz e, em seguida, solte a respiração pela boca. Agora, sugue a sua barriga para dentro o máximo que conseguir, como se fosse encostá-la nas costas. Mantenha o movimento até precisar respirar novamente. Faça três séries diariamente. Lembrando que não é recomendado fazer qualquer tipo de atividade física após o parto sem o suporte de um médico, fisioterapeuta ou educador físico. Por isso, não deixe de buscar a opinião de um profissional antes de começar os exercícios, para evitar que o problema se agrave ainda mais.

Há outras formas de tratar a diástase pós-parto?

Além da prática de exercícios e do combate ao sedentarismo, há outras formas de tratar o problema da diástase pós-parto. A primeira é o acompanhamento com fisioterapeutas, que poderão ajudar no fortalecimento muscular e no reajuste do organismo para que esse objetivo seja alcançado. O acompanhamento nutricional também pode ser interessante, especialmente, para ajudar na perda de peso. O sobrepeso é um dos fatores que dificultam a resolução do problema com a diástase. Por fim, há também a cirurgia, proposta apenas para casos mais graves. Nela, o cirurgião aproxima os músculos, mas essa não é uma intervenção recomendada para todas as mulheres.

É possível prevenir a diástase pós-parto?

Nem sempre é fácil prevenir que essa situação se desenvolva. Isso dependerá muito de características da mulher e da sua gestação, mas a realização de atividades físicas durante a gravidez tende a diminuir a incidência ou a gravidade do problema. Por isso, se você ainda está gestando ou está pensando em engravidar, converse com o seu médico sobre a execução de um plano de treinos focados no abdômen. Caso esteja liberado, inclua esses exercícios em seu dia a dia e diminua as chances de lidar com a diástase pós-parto mais à frente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES