Saiba como identificar um princípio de infarto a tempo de procurar ajuda

Alguns sintomas são mais fáceis de identificar, outros são mais difíceis e podem dificultar que a pessoa desconfie de que aquilo se trata de um princípio de ataque cardíaco

Alguns sintomas podem ajudar a identificar um princípio de ataque cardíaco | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Identificar um infarto, ou ataque cardíaco, e buscar atendimento médico rapidamente é um grande desafio e pode ser fundamental para salvar a vida de alguém. Alguns sintomas são mais fáceis de identificar, outros são mais difíceis e podem dificultar que a pessoa desconfie de que aquilo se trata de um princípio de ataque cardíaco.

Existem alguns sintomas que são típicos em casos de infarto, como dor torácica irradiada, peso ou desconforto, palpitações cardíacas, suores frios e falta de ar. Mas existem aqueles menos comuns, mas que podem acontecer, principalmente em mulheres. Eles incluem fadiga, sensação geral de mal-estar, desconforto, dor nas costas ou abdominal e diminuição da resistência. Esses são sinais que podem, inclusive parecer meses antes de ocorrer um ataque cardíaco real.

Eles podem ajudar a detectar problemas cardíacos de forma precoce, o que pode ajudar a evitar algo mais grave no futuro. Mas, para isso, esses sintomas não podem ser ignorados e podem ser tratados com mudanças de estilo de vida, com acompanhamento de um profissional habilitado para fazer este tratamento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de ataques cardíacos e infartos prematuros podem ser evitados se ações preventivas forem adotadas. Para isso, não existe segredo, adotar uma alimentação saudável, com vegetais e frutas, se dedicar à prática de atividades físicas, manter um peso saudável, evitar consumo de álcool ou beber com moderação e não fumar são as principais medidas que você pode adotar.

A hipertensão, o diabetes, o colesterol elevado, o tabagismo, o estresse e o sedentarismo são alguns dos fatores de risco de infarto ou AVC. É importante tratar esses problemas para diminuir os riscos de um ataque cardíaco.

A doença arterial coronariana é a causa mais comum de ataque cardíaco. É aqui que depósitos de gordura, colesterol e outras substâncias se acumulam nas paredes das artérias coronárias que fornecem oxigênio ao coração. Com o tempo, esse acúmulo endurece em placas de colesterol. A placa pode romper e causar um coágulo de sangue que bloqueia a artéria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES