Saiba fruta tropical que ajuda a reduzir incrivelmente o colesterol ruim

Compostos presentes na fruta tropical são capazes de combater os níveis elevados de colesterol, o que a torna uma aliada da saúde cardiovascular

Estudos revelam que o consumo da fruta diminui o colesterol total sérico (50%), LDL (73%) e triglicerídeos (60%) | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você recebeu a notícia que está com o colesterol ruim e precisa de reduzi-lo para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames? Uma fruta com poder antioxidante e anti-inflamatório pode oferecer benefícios significativos na redução dessa gordura no sangue. Estamos falando de uma fruta tropical não muito falada: o tamarindo

Compostos presentes no tamarindo são capazes de combater os níveis elevados de colesterol, o que torna a fruta tropical uma aliada da saúde cardiovascular. O tamarindo é um fruto obtido do tamarindeiro, que se assemelha a uma vagem e tem sabor ácido. Originada da África, a fruta acaba sendo amplamente cultivada na Índia e em regiões de clima tropical. No Brasil, é mais comum nas regiões norte e nordeste.

A fruta tropical contém antioxidantes e saponinas que podem auxiliar na redução dos níveis de colesterol LDL, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares e promovendo a saúde do coração. Estudos revelam que o consumo do tamarindo diminui o colesterol total sérico (50%), LDL (73%) e triglicerídeos (60%), enquanto aumenta o HDL (61%). Ou seja, a fruta combate o colesterol ruim à medida que melhora os níveis do colesterol bom.

O tamarindo possui fibras solúveis que desempenham um papel crucial na diminuição do colesterol ruim. Essas fibras se ligam ao colesterol no intestino, inibindo a sua absorção e facilitando a sua eliminação do organismo. Além disso, os flavonoides no tamarindo possuem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e a proteger o coração contra danos oxidativos. Além do impacto positivo sobre o colesterol, o tamarindo oferece outros benefícios para a saúde, como:

  • Rico em nutrientes: é uma fonte de diversas vitaminas essenciais, incluindo A, C, E e K, bem como minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio, que são fundamentais para a saúde geral do organismo.
  • Apoio à digestão: as fibras presentes no tamarindo promovem uma boa digestão e auxiliam na regulação do trânsito intestinal.
  • Propriedades anti-inflamatórias: o ácido tartárico e o ácido málico encontrados no tamarindo possuem propriedades anti-inflamatórias, contribuindo para reduzir a inflamação no corpo.
  • Saúde da pele: os antioxidantes presentes no tamarindo podem ajudar a melhorar a saúde da pele e combater os sinais de envelhecimento.
  • Devido a todas essas propriedades, o tamarindo ainda promove a saúde visual, fortalece o sistema imunológico, contribui na cicatrização e controla o diabetes.

Como consumir?

Apesar dos inúmeros benefícios, o recomendado é consultar um profissional de saúde antes de incluir o tamarindo na dieta, especialmente se houver condições de saúde preexistentes. Além disso, como a fruta tem muitas calorias, o consumo deve ser em pouca quantidade, cerca de 30 gramas por dia, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES