Saiba vitamina que pode agravar acne e quais alimentos possui o nutriente

A acne é o problema dermatológico mais comum na população brasileira, afetando mais da metade dos habitantes

A alimentação impacta diretamente no aparecimento das acnes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A acne é um problema que atinge mais de 90% dos adolescentes, no entanto, os adultos não estão livres dela. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne atinge 56,4% da população adulta. O incômodo gerado pela condição é o motivo que mais leva pessoas a buscarem tratamentos de pele. Entretanto, é necessário estar atento ao comprar um produto para combater o problema.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriu que a vitamina B12 altera o metabolismo das bactérias da pele responsáveis pela acne. Os níveis altos desse nutriente fazem com que a bactéria reduza sua própria produção de B12, acarretando um um desequilíbrio no organismo e uma elevação dos níveis de porfirina, um composto que conduz a resposta inflamatória da pele associada à condição.

Algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras ao aparecimento e piora da acne devido à suplementação da vitamina B12, que pode ocorrer por via oral ou injetável, principalmente se a pessoa tem tendência ao desenvolvimento de acne ou está ingerindo uma quantidade excessiva da vitamina”, explica Karina Soeiro, Mestre em ciências farmacêuticas pela USP e desenvolvedora de dermocosméticos.

De acordo com a especialista, a alta concentração de vitamina B12 no organismo pode se dar através do consumo em grande quantidade de alimentos como ovos, fígado bovino e de galinha, atum, sardinha, salmão, linguado, iogurte e leite. Porém, existem outras causas envolvidas no surgimento da acne. A farmacêutica cita, por exemplo, aumentos na produção de sebo, hiperqueratinização do folículo piloso, proliferação da bactéria causadora e aumento da inflamação.

Devo evitar a vitamina B12?

A profissional  destaca que não devemos evitar a vitamina B12, pois assim como o consumo excessivo pode desencadear o surgimento de acne, a sua deficiência acarreta vários problemas de saúde, incluindo alteração nas células do sangue, cérebro e outros sistemas. A vitamina B12 ainda ajuda no tratamento de outras condições de pele como o melasma, dermatite atópica, vitiligo e outras dermatoses. “É importante ressaltar que em dermatoses com componente inflamatório, como é o caso da dermatite atópica e do próprio melasma, a Vitamina B12 atua diminuindo a expressão de citocinas pró inflamatórias e a produção de óxido nítrico, que é fator importante na patogênese do melasma”, explica a especialista.

A especialista também ressalta que cada pessoa possui um caso específico e o efeito não é o mesmo para todos. Algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras ao desenvolvimento de acne devido ao excesso de vitamina B12. A farmacêutica recomenda que caso perceba que a acne começou a se manifestar após a suplementação com a vitamina B12, o mais indicado é procurar um especialista. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES