São Paulo confirma novas mortes por Febre Maculosa: como é a contaminação?

Em junho deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou uma série de mortes pela doença

Para ficar infectado, especialistas afirmam que o parasita precisa ficar, ao menos, quatro horas no corpo da pessoa | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (3), no interior de paulista, na cidade de Campinas, foi registrado mais duas mortes por febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela infectado por uma bactéria do gênero Rickettsia. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, um terceiro caso foi notificado, mas a pessoa infectada se curou. 

O município enfrentou um surto da doença após um evento em uma fazenda em junho. Com os novos registros, o número de mortes pela doença neste ano passa para cinco e sete casos foram confirmados. A paciente que evoluiu para cura foi uma mulher de 49 anos que apresentou sintomas em 31 de maio e, segundo a pasta, se infectou em outra cidade. Um homem de 46 anos teve os primeiros sintomas em 5 de junho e morreu no dia 9.

Atualmente, o local de infecção é investigado. A outra morte foi de um jovem de 18 anos, no dia 28 de julho, que teve como provável local de infecção a Fazenda do Exército – 28º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec). A prefeitura de Campinas informou que realiza ações preventivas e educativas para evitar novos casos da doença e que, apenas neste ano, foram realizadas mais de 100 atividades, entre visitas domiciliares, pesquisas acarológicas, vistorias e palestras.

Quais animais são hospedeiros e como ocorre a transmissão?

De acordo com especialistas, a praga não atinge apenas uma única espécie, ele pode ser encontrado em cavalos, bois, gambás, micos, aves, répteis e o homem, mas também em animais de estimação como gatos e cachorros.O parasita possui duas fases, de acordo com o professor de medicina veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), Flávio Moutinho.

Sendo elas, a adulta, quando eles já têm um formato estrelado e são mais perceptíveis ao olhar humano, e a inicial e larval, conhecida em zonas rurais como “micuim”. “A fase inicial é a que mais preocupa. Isso porque eles têm um tamanho microscópico e são quase imperceptíveis. Ficam no solo ou na vegetação e esperam o hospedeiro passar. Este hospedeiro pode ser um humano ou animal, embora sejam preferencialmente cavalos e capivaras”, destaca.

Como são pequenos, não vemos e, se o carrapato está infectado com a bactéria e fica muito tempo na pele, pode passar para a gente”, aponta ele. No entanto, fica a dúvida, o que fazer se for picado por um carrapato-estrela? De acordo o veterinário José Renato de Rezende Costa, membro da Comissão Nacional de Saúde Pública do Conselho Federal de Medicina Veterinária, é preciso que os animais de estimação sejam sempre analisados, de modo que a presença de carrapatos – estrela ou não – seja identificada precocemente

Se for identificado a contaminação, é recomendado que eles sejam levados ao veterinário, que deve fazer a indicação do melhor produto a ser usado. Já em humanos, o carrapato deve ser removido com uma pinça. “Não aperte ou esmague ele, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de removido, a área deve ser lavada com álcool, água e sabão. Quanto mais rápido for retirado, menor o risco de desenvolver a doença”, explica. “É importante que pessoas que frequentam áreas rurais fiquem atentas. Procurem os médicos aos primeiros sinais e, para animais domésticos, levem em veterinários”.

Como prevenir a doença?

  • Use roupas claras para ajudar a identificar o carrapato;
  • Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas;
  • Evite andar em locais com grama ou vegetação alta;
  • Use repelentes que possuem proteção contra carrapatos;
  • Realize o controle com antiparasitário nos animais domésticos;
  • Retire os carrapatos (caso sejam encontrados no corpo), preferencialmente com auxílio de uma pinça (de sobrancelhas ou pinça cirúrgica auxiliar);
  • Não esmague o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar bactérias e contaminar partes do corpo com lesões;
  • Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES