FEBRE MACULOSA: Jamais espremer! Saiba como tirar carrapato com segurança

Após quarta vítima confirmada em São Paulo, infectologista ensina como agir diante do parasita

Para ficar infectado, especialistas afirmam que o parasita precisa ficar, ao menos, quatro horas no corpo da pessoa | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (15), a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a morte por febre maculosa da adolescente de 16 anos que estava internada na cidade do interior de São Paulo. A jovem veio a óbito na última terça-feira (13). Os outros três óbitos confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz para febre maculosa são da dentista Mariana Giordano, de 36 anos, do piloto de automobilismo Douglas Costa, de 42 anos, namorado de Mariana, e de uma mulher de 28 anos, de Hortolândia. 

Os três morreram no dia 8 de junho. De acordo com a prefeitura, as quatro pessoas estiveram na Fazenda Santa Margarida no dia 27 de maio. Existem outros dois casos suspeitos, de pacientes internadas, que são investigados. Uma das pacientes com suspeita da doença é uma mulher de 38 anos, de Campinas, que esteve em evento no local no dia 3 de junho e apresentou início de sintomas no dia 10.

A outra paciente é uma mulher, de 40 anos, moradora de Hortolândia, que apresentou sintomas no dia 10 e segue internada em um hospital privado de Campinas, aguardando resultado do exame laboratorial. Segundo a prefeitura, além destas ocorrências, há outros dois casos confirmados em Campinas este ano. As duas pessoas morreram e os casos não estão relacionados ao surto da Fazenda Santa Margarida. 

Quais cuidados devemos ter ao se deparar com o carrapato-estrela?

A transmissão da febre maculosa acontece a partir da picada do carrapato-estrela, que é hospedeira de bactérias do gênero Rickettsia. Ao se deparar com uma praga como essa, especialistas sugerem que o parasita deva ser removido do corpo com cuidado, sem ser espremidos, como orienta a médica infectologista Luana Araújo, em entrevista à CNN Brasil.

“Na hora de tirar, lembrando que a bactéria está na saliva do carrapato, se apertarmos ou esmagarmos, ele pode inocular mais saliva ainda e a gente pode entrar em mais contato com bactérias capazes de causar doença. A ideia é retirar delicadamente com uma pinça, você torce ele até que essa boca consiga sair da pele. Não queimar, não esmagar, não fazer nada disso para tirar ele dali”, explica a especialista.

O período de incubação da febre maculosa, ou seja, tempo da infecção até manifestação dos primeiros sintomas, é de 2 a 14 dias, mas varia de acordo com cada pessoa. Em geral, entre o segundo e o sexto dia, podem surgir manchas vermelhas pelo corpo principalmente na região das mãos e pés. Embora seja o sinal clínico mais importante, as manchas vermelhas podem não aparecer, o que pode dificultar ou retardar o diagnóstico e o tratamento.

Os sintomas começam de 2 a 14 dias do contato com o carrapato. É importante entender que o carrapato-estrela precisa ficar na pele do paciente por mais de 4 horas se alimentando para que tenha a oportunidade de inocular a bactéria no corpo. Para se proteger, uma das coisas é inspecionar o próprio corpo quando se está em áreas rurais ou áreas de transmissão conhecidas, como é a região de Campinas”, diz a infectologista.

Como prevenir a doença?

  • Use roupas claras para ajudar a identificar o carrapato;
  • Use calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas;
  • Evite andar em locais com grama ou vegetação alta;
  • Use repelentes que possuem proteção contra carrapatos;
  • Realize o controle com antiparasitário nos animais domésticos;
  • Retire os carrapatos (caso sejam encontrados no corpo), preferencialmente com auxílio de uma pinça (de sobrancelhas ou pinça cirúrgica auxiliar);
  • Não esmague o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar bactérias e contaminar partes do corpo com lesões;
  • Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES