Semente de tomate faz mal para a saúde? Entenda os riscos

Rico em nutrientes e benefícios para a saúde, o tomate é um dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros

Tomates são ricos em nutrientes e benefícios para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rico em nutrientes e benefícios para a saúde, o tomate é um dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros. Suas sementes, no entanto, não são unanimidade e muita gente acredita que elas são prejudiciais à saúde, podendo acarretar vários problemas, como apendicite, distúrbios intestinais, pedra nos rins e gastrite. Mas, afinal, isso é verdade?

A nutricionista Letícia Carbinatti, em entrevista para o Eu Atleta, abordou o assunto e afirmou que essa crença é um mito. No entanto, ela ressaltou que se consumido de forma excessiva, o tomate, e não apenas suas sementes, pode ser tido como um fator de risco para cálculos renais em quem já sofre com o problema ou tem predisposição a ele.

“Essa lenda existe pelo alto teor de oxalato do tomate em si, não apenas nas sementes. Porém, o oxalato está presente em diversos alimentos, entre eles os folhosos escuros como o espinafre, as frutas vermelhas como o morango, as raízes como a beterraba, o chocolate, o café e as oleaginosas como castanhas ou nozes. O tomate nem faz parte dos alimentos mais ricos em oxalato”, esclarece Letícia.

Riscos do consumo de oxalato

Pessoas que já têm predisposição a desenvolver pedra nos rins, o indicado é consumir no máximo até 50 mg de oxalato por dia. A quantidade desse componente em um tomate tem variações, mas é possível afirmar que um tomate de tamanho médio, que pese cerca de 100 gramas, possui aproximadamente 60 miligramas de oxalato. Com isso, um tomate já é suficiente para bater a quantidade diária permitida.

O oxalato, mesmo em menor concentração, tem grande capacidade de se ligar ao cálcio e pode se ligar a partículas de cálcio presentes na urina. Dessa forma, aparecem os cálculos de oxalato de cálcio. Dessa forma, de maneira resumida, os cálculos renais se formam quando o oxalato se liga ao cálcio na urina e, a partir daí, se formam cristais nos rins.

“No nosso metabolismo, ao consumirmos cálcio, ele se une ao oxalato presente no trato intestinal e é eliminado, porque ele se torna não absorvível pelo intestino. Mas, se não tiver o cálcio para se ligar, o oxalato livre presente no intestino é absorvido ao sangue, filtrado e eliminado na urina”, explica a nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES