Este alimento que você consome todos os dias pode causar pedra nos rins

A informação foi confirmada em pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina do Norte de Sichuan, na China

O açúcar em excesso pode ser prejudicial aos rins | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos nós sabemos que consumir açúcar em excesso é prejudicial e pode levar a uma série de problemas de saúde. Recentemente, uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina do Norte de Sichuan, na China, reforçou essa informação, mostrando que esse alimento pode levar ao desenvolvimento de pedra nos rins.

A pesquisa foi publicada em agosto de 2023, na revista Frontiers in Nutrition. Ao fazer o estudo, os pesquisadores se basearam em informação do NHANES (National Health and Nutrition Examination Survey), que foi o estudo realizado com a população dos Estados Unidos, sobre hábitos de saúde.

Os dados analisados pelos estudiosos foram coletados entre os anos de 2007 e 2018 e são referentes a 28 mil adultos. De acordo com o estudo, as pessoas que seguiram uma alimentação rica em alimentos açucarados apresentaram em média  39% mais chances de desenvolver pedras nos rins quando comparados com aqueles que ingeriam menos açúcar.

Prevenção é a melhor estratégia

Além de prejudicar os rins, consumir açúcar de forma excessiva também pode levar ao desenvolvimento de diabetes, uma das principais causas de insuficiência renal. Portanto, é importante alertar as pessoas sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis.

Manter uma dieta saudável é importante

Esse estudo em questão, assim como vários outros, deixa clara a importância de manter uma dieta saudável e equilibrada, pois isso impacta de forma positiva na saúde em geral. Para isso, é importante consumir alimentos saudáveis e variados e reduzir o consumo de açúcar simples. Isso é  eficaz para prevenir várias doenças.

Mudar a alimentação para adotar hábitos mais saudáveis nem sempre é fácil, por isso a importância de iniciar uma educação alimentar ainda na infância. Esse é o primeiro passo para formar adultos conscientes da importância de uma alimentação saudável. Adultos bem informados têm maior capacidade de tomar decisões saudáveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES