Só fazem mal: alimentos que você devia comer menos vezes

Ter equilíbrio na alimentação é importante para manter a saúde em dia

00 | 00
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ter equilíbrio na alimentação é importante para manter a saúde em dia. É preciso manter uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas. Se você tem uma alimentação saudável e balanceada, comer alimentos processados e menos saudáveis eventualmente não é um grande problema, mas deve-se ter em mente que eles possuem poucos nutrientes e não são saudáveis.

Alguns alimentos precisam ser evitados, sobretudo o consumo exagerado deles. Para ajudar identificá-los, trouxemos quatro alimentos com grãos altamente refinados e grandes quantidades de gorduras processadas e que devem ficar longe da sua dieta, mas é importante lembrar que restrições extremas também podem trazer efeitos negativos.

Pão branco

O pão faz parte da alimentação da maioria das pessoas e muitas delas o consideram insubstituível no café da manhã. Algumas pessoas que buscam uma alimentação saudável, trocam os pães brancos pelos integrais, outras, no entanto não abrem mão dele. Paula Crook, nutricionista da PB consultoria em nutrição, em entrevista para o site Dicas de Mulher, explica que o pão branco é composto basicamente de farinha processada (carboidrato simples) “que tem ação semelhante a do açúcar, podendo levar a uma resistência à insulina e, futuramente, diabetes”. Além disso, podem provocar inchaço e levar ao ganho de peso.

Batatas fritas

De acordo com a nutricionista Bianca Evans, em entrevista para o site Exame, essas guloseimas são prejudiciais em suas diversas formas: desde a batata pré-frita e congelada até os salgadinhos industrializados, passando pela versão descascada, cortada e frita em casa. Tanto as batatas pré-fritas congeladas quanto as tipo chips são ricas em gordura saturada. Esse excesso é prejudicial ao organismo já que, além de engordar, pode provocar problemas cardiovasculares, nas artérias e no coração, aumentar o colesterol ruim (LDL), a pressão arterial e provocar doenças como diabetes.

Carnes processadas

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. O consumo desses produtos deve ser evitado. As substâncias presentes na fumaça do processo de defumação, os conservantes (como os nitritos e nitratos) e o sal podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto). Na hora do lanche, opte, por exemplo, por queijos brancos, ovos, saladas e pastas preparadas com grãos (como grão-de-bico) ou vegetais (como berinjela).

Margarina e manteiga

A verdade é que nenhuma das duas é um bom exemplo de alimento saudável. Ambas possuem gorduras que fazem o mau colesterol, o LDL, aumentar. “O LDL entope as artérias, diminuindo a quantidade de sangue que chega no coração, e leva ao infarto e ao derrame cerebral”, afirma o cardiologista Bruno Caramelli, do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, em entrevista ao site Super Interessante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES