Sofre com insônia? Veja dicas sobre o ambiente perfeito para dormir bem

Fisioterapeuta do sono dá dicas para garantir bem-estar na hora de dormir

Insônia pode ser tratada com fisioterapeuta do sono | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o sono o nosso organismo realiza diversas funções extremamente importantes para o equilíbrio corporal e a manutenção da saúde. Então dormir bem não é uma forma para apenas descansar o corpo e a mente. Também envolve saúde, conforto e bem-estar, sendo muito importante investir em qualidade nesse momento. E o ambiente em que a pessoa dorme é primordial para que o organismo obtenha o resultado necessário.

De acordo com o fisioterapeuta do sono, Antônio José Passos, o ambiente do quarto é determinante para a qualidade do nosso sono. “Ele tem que ter temperatura adequada, nem muito quente e nem muito frio. A iluminação também tem grande influência sendo que luzes em tom azul atrapalham a liberação de melatonina, hormônio do sono”, explica o especialista. 

Fisioterapeuta do sono, Antônio José Passos, dá dicas de como organizar o ambiente para dormir bem 

O fisioterapeuta também alerta para o cuidado com o uso excessivo de aparelhos que podem atrapalhar o sono. “O silêncio também tem fator essencial, os eletrônicos como tv, celular, tablet, entre outros, acabam por afastar o sono do paciente e seu parceiro. Eles devem ser evitados na hora de se preparar para dormir”, acrescenta.

Além de questões que influenciam na qualidade do ambiente, como luminosidade, ruídos e temperatura, o especialista explica que o material usado para acomodar a pessoa na hora de dormir também se torna fundamental. Esse cuidado deve passar por uma escolha criteriosa de cada detalhe, como o melhor colchão, o travesseiro e a cama em si.

    “O colchão terá de ser o mais confortável ao paciente de acordo com seu gosto. A posição do travesseiro terá de ficar em um ângulo no qual o pescoço não fique lateralizado, flexionado ou estendido. Também é recomendável o uso de outro travesseiro entre as pernas.

E uma última dica é evitar camas altas demais, nesse caso, para diminuir o risco de acidentes com quedas”, diz Antônio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES