Sofre com insônia? Veja o tratamento para acabar com as noites mal dormidas

Fisioterapeuta do sono diz que já existem tratamentos eficazes para lidar com problemas como insônia e apneia obstrutiva

Insônia: 65,5% das pessoas sofrem com algum distúrbio do sono | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pesquisa feita com a população brasileira esse ano revelou que 65,5% das pessoas sofrem com algum distúrbio do sono. O estudo foi publicado na revista cientifica Elsevier e ouviu 2.635 brasileiros em todas as regiões do país. Entre os entrevistados, 52,5% relataram que dividem a cama com alguém e outras 34,6% admitiram que têm insônia. O número alarmante tem levado profissionais a atuarem de forma mais efetiva no combate ao problema.

    De acordo com o fisioterapeuta do sono, Antônio José Passos, o número apresentado pelo estudo recente pode estar ainda muito abaixo da realidade dos brasileiros. Segundo o profissional, os problemas mais frequentes estão relacionados a insônia e apneia obstrutiva do sono. E ele ressalta que a pandemia pode ter piorado mais a situação dos pacientes.

Fisioterapeuta do sono, Antônio José Passos, destaca o tratamento para insônia 

 “A pandemia trouxe complicações para a população, as pessoas ficaram com medo de sair e isso prejudicou o sono. Muitas pessoas perderam entes queridos ou temiam perder. E isso tudo atrapalhava na hora de tentar dormir”, explica.

Insônia: 65,5% das pessoas sofrem com algum distúrbio do sono 

 Segundo especialistas, a insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado. Já a apnéia obstrutiva do sono caracteriza-se pela obstrução da via aérea no nível da garganta durante o sono, levando a uma parada da respiração, que dura em média 20 segundos. Após esta parada, a pessoa acorda, emitindo um ronco muito barulhento. A apnéia obstrutiva do sono pode ocorrer várias vezes durante a noite, havendo pessoas que apresentam uma a cada um ou dois minutos. 

TRATAMENTOS 

    A boa notícia é que hoje temos várias formas de tratar os distúrbios do sono. Ja existem, inclusive, aparelhos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes. “Esses aparelhos elétricos são como geradores de fluxo, eles pegam o ar do ambiente, comprimem e mandam para as vias respiratórias, de forma suave. Isso permite que a pessoa tenha um sono bem mais tranquilo”, afirma o fisioterapeuta.

   Antônio José ressalta que o diagnóstico preciso é importante para um tratamento eficiente. “É sempre bom estar investigando os motivos de não dormir bem. Procure um médico do sono, faça os devidos exames para saber o que está acontecendo. Diante disso, os profissionais vão saber indicar o que é melhor para o seu caso. O tratamento, além de melhorar o bem estar, pode livrar o paciente de complicações mais graves a longo prazo”, conclui o profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES