Sofre com intestino inflamado? Conheça os sintomas

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem com a doença inflamatória intestinal (DII) em todo o mundo

Cerca de 10 milhões de pessoas sofrem com a doença inflamatória intestinal em todo o mundo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O intestino inflamado é mais comum do que se imagina. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas sofrem com a doença inflamatória intestinal (DII) em todo o mundo.  O problema não tem cura, mas é possível controlar o processo inflamatório e diminuir os sintomas com a ajuda de tratamentos.

A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) também tem números que mostram que o número de casos dessas doenças tem apresentado crescimento no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) registra 100 casos a cada 100 mil habitantes. A maior parte destes casos são registrados em homens e em mulheres com idade entre 15 e 40 anos. 

Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são exemplos de doenças inflamatórias intestinais. Elas são doenças crônicas que têm origem no próprio corpo do paciente, e acontece quando há uma resposta inflamatória fora do normal depois de acontecer exposição a algum gatilho. Essas doenças podem atingir o intestino em sua totalidade ou apenas uma parte dele.

Atento aos sinais

Para que se chegue ao diagnóstico precoce destes problemas, é necessário que se esteja atento aos sinais para que se possa buscar ajuda profissional e um tratamento adequado. Diante disso, é necessário que se aposte em iniciativas de conscientização da população, da indústria, de quem sofre com o problema e dos próprios médicos.

“Em geral, os primeiros sinais são constipação, dores abdominais e diarreia, frequentemente levando à associação com outras doenças. Além disso, são doenças sistêmicas, ou seja, afetam todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão, causando efeitos variados. Por isso, elas são associadas a comorbidades”, afirma a gastroenterologista e presidente da Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB), Cristina Flores. 

Dificuldade no acesso ao tratamento

De acordo com dados da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), cerca de 12% das pessoas que sofrem com essa condição levam mais de três anos para buscar um médico especialista (gastroenterologista ou coloproctologista), e 43% foram ao menos quatro vezes ao pronto-socorro antes de receber um diagnóstico final.  “Por isso, a importância do diagnóstico precoce. Quanto antes a doença for descoberta, mais rapidamente poderá ser tratada e, com isso, garantir mais qualidade de vida ao paciente”, alerta a especialista.

Importância do tratamento adequado

Ainda não existe cura para estas doenças, mas há tratamentos que ajudam a aliviar o intestino inflamado e a diminuírem os sintomas. “Quando o paciente recebe o diagnóstico, várias dúvidas começam a surgir. Por isso é importante não se acomodar e dialogar com o especialista sobre qualidade de vida. Muitas vezes, vergonha, ansiedade e medo podem gerar dificuldades para que o paciente busque informações e o tratamento adequado com um especialista”, afirma Dra. Cristina Flores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES