Sofre com intestino preso? Conheça as causas e como tratar a constipação

Não ir ao banheiro com a frequência correta pelo mau funcionamento do intestino pode gerar uma série de consequências

Mau funcionamento do intestino pode afetar a qualidade de vida | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não ir ao banheiro com a frequência correta pelo mau funcionamento do intestino pode gerar uma série de consequências. Irritação, impaciência, aborrecimento são alguns dos mais simples, mas há ainda a possibilidade de prejudicar o sono, a alimentação e até a imunidade. O funcionamento do intestino tem relação direta com a qualidade de vida.

E esse problema é mais comum do que se imagina, dados da Federação Brasileira de Gastrologia (FBG) mostram que a constipação, ou a prisão de ventre, afeta de 15% a 20% da população brasileira. Pessoas acima de 65 anos e mulheres são mais acometidas pelo problema. “Também é importante considerar a questão econômica, porque se o indivíduo não comer fibras, ele não vai conseguir regular o intestino”, afirma o presidente da FBG, Décio Chinzon, em entrevista para o Estadão.

Algumas ações simples podem ajudar a amenizar este problema, como seguir uma dieta adequada e com consumo de fibras, a prática de atividades físicas que aumentam a musculatura abdominal, facilitando o ato da evacuação são algumas delas. Hidratar-se de forma adequada e ir ao banheiro sempre que tiver vontade também é essencial. 

No caso da hidratação, é necessário estar atento a alguns detalhes. “A hidratação pode ser feita pelo seguinte cálculo: 35ml de água para cada quilo de peso ou observando a coloração da urina. A urina precisa ser clara, quase branca. Se estiver escura, significa consumo insuficiente de água”, detalha a nutricionista Laís Murta, em entrevista ao site Estadão.

Sobre o consumo de fibras, a profissional afirma que a ingestão diária deve ser de 25g. “Esta quantidade pode ser alcançada pelo consumo de vegetais, frutas, grãos integrais e sementes. Para tanto, é importante que os mesmos estejam presentes em todas as refeições ao longo do dia.”, afirmou.

Existem alguns fatores que podem explicar a causa da prisão de ventre ou constipação. “Existem alguns tipos de constipações. A idiopática, ou seja, não há nada que você possa identificar, é uma causa ainda desconhecida; a secundária a alguma coisa, que seria ao uso de medicamentos, doenças metabólicas, como diabetes, hipotireodismo. E a consequência de traumas, que tem relação com o psicológico”, ensina Chinzon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES