Sorvete saudável: nutricionista ensina receitas nutritivas

Usando a criatividade, frutas e ingredientes naturais é possível fugir dos conservantes e gorduras dos doces industrializados

É possível fazer sorvete saudável e nutritivo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Paixão unânime, o sorvete se destaca principalmente quando o assunto é o calor. O problema mora nas gorduras trans, conservantes e açúcar, responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, dos triglicerídeos e de outras doenças. A boa notícia é que, com criatividade, é possível saborear sobremesas sem prejudicar a saúde, com alternativas preparadas com frutas e produtos naturais. A especialista em Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Paloma Popov, ensina opções saborosas e saudáveis para o verão.

 Sorvetes

A nutricionista indica preparações caseiras dos “Sorbets”, os gelados de fruta, com banana, morango, manga e frutas vermelhas. “Conseguimos uma boa cremosidade batendo frutas congeladas. Para incrementar o sabor, vale acrescentar mel, aveia, granola, castanhas e até nibs de cacau”, recomenda. Se quiser, pode adicionar chocolate em pó na massa para ter um sorvete de banana com chocolate.

Outra opção é processar a fruta com iogurte natural. Produzido pela fermentação bacteriana do leite, o emulsificante natural é rico em cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. A especialista alerta que o iogurte natural comprado no supermercado deve ser puro, sem conter outro ingrediente no rótulo.

“É possível fazer um iogurte natural em casa, a partir do aquecimento do leite pasteurizado, com a adição de um ácido, como o limão, por exemplo, gerando a coagulação da proteína. A partir da famosa “coalhada”, podemos inserir sabor, com raspas de coco, mel ou leite de coco, com o uso do liquidificador”, detalha.

Picolés

Os picolés também funcionam com alternativas naturais e saudáveis. Paloma Popov destaca que a sobremesa pode ser feita à base de água e fruta. Ela acrescenta o fato de o picolé ser um clássico de dinâmicas culinárias com as crianças nas férias, preenchendo forminhas coloridas, com ingredientes nutritivos. “Podemos utilizar os sabores que as crianças gostam, como o chocolate e de frutas em geral. Outra dica é evitar frutas que são compostas por muita água, como melão, melancia e mamão”.

Suco

Independentemente da estação, o suco é uma das opções mais nutritivas para se refrescar. A nutricionista do CEUB alerta que para absorver o valor nutricional do suco de fruta, é interessante que seja consumido imediatamente após o preparo. Popov explica que quase todas as frutas têm vitamina C e com o suco, a vitamina evapora após um tempo. Nesse sentido, o recomendado é o consumo imediato.

Confira a receita e prepare seu sorvete saudável em casa: 

SORVETE DE BANANA COM IOGURTE

Rendimento: +ou- 400g

Ingredientes

4 Bananas (médias) Maduras (pode ser banana prata)

400g de Iogurte Grego (ou 2 potinhos)

1 Colher (sopa) de Mel

Passo a passo

- Pique bem as bananas e triture no liquidificador ou processador.

- Junte o iogurte grego e o mel e bata bem até formar um creme liso e homogêneo.

- Coloque em um recipiente que possa ir ao freezer e deixe congelar (isso deve demorar pelo menos 2 horas).

- Retire do freezer 20 minutos antes de servir para dar uma leve derretida e sirva!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES