Suco de caixinha e refrigerante: qual a pior opção? Nutróloga responde

Quem busca uma vida saudável geralmente se questiona sobre o consumo de refrigerantes e do suco de caixinha

O suco de caixinha costuma ter mais nutrientes do que o refrigerante, segundo nutróloga | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem busca uma vida saudável, baseada em uma alimentação balanceada e nutritiva, geralmente se questiona sobre o consumo de refrigerantes e do suco de caixinha. Dentre as principais dúvidas está aquela se vale a pena substituir o primeiro pelo segundo. Mas, afinal, o suco de caixinha é menos danoso à saúde do que o refrigerante?

A nutróloga Marcella Garcez respondeu esse questionamento, em entrevista para o Sport Life. “Em geral, o suco de caixinha apresenta-se como uma opção mais saudável em comparação com refrigerantes, pois muitas vezes contém vitaminas naturais provenientes das frutas. Embora o consumo em excesso de qualquer bebida açucarada deva acontecer com moderação. Para manter uma dieta equilibrada”, garantiu.

Composição

A nutróloga ressalta que os sucos de caixinha possuem concentrados de frutas, açúcar, água e, em alguns casos, há a presença de aditivos, como aromatizantes e conservantes. O refrigerante, por outro lado, segundo a médica, contém aromatizantes, conservantes, água carbonatada e xarope de milho rico em frutose.

“Quanto ao processamento, o suco de caixinha vem de um processo de concentração, onde se retira a água do suco para criar um concentrado. O que facilita o transporte. Assim, antes de ser consumido, a água pode ser adicionada. Já o refrigerante vem da carbonatação da água, adicionando xarope de milho rico em frutose e outros ingredientes para dar sabor e cor”, complementou Garcez.

Valores nutricionais

A nutróloga afirma que os sucos de caixinha em teoria possuem os nutrientes naturais, como vitaminas e minerais, que são encontrados nas frutas. No entanto, algumas marcas acabam não oferecendo valores nutricionais satisfatórios. “No entanto, alguns produtos podem conter menos nutrientes do que o suco fresco devido ao processamento. Os refrigerantes geralmente não oferecem muitos benefícios nutrológicos, pois são frequentemente ricos apenas em açúcares e aditivos alimentícios”, ressaltou a médica.

Como saber se um suco de caixinha é saudável?

Para fazer uma boa escolha, o ideal é estar atento à tabela nutricional do suco que se pretende levar para casa. “Evitar sucos que tenham adição de açúcares. Escolha sucos com um número mínimo de aditivos, como corantes, aromatizantes e conservantes. Ler atentamente os rótulos para verificar os ingredientes. Opções orgânicas podem ser uma escolha mais saudável, pois geralmente são cultivadas sem o uso de pesticidas e herbicidas sintéticos”, pontua. 

A médica acrescenta, no entanto, que mesmo um suco de caixinha que oferece os nutrientes necessários devem ser consumidos com cautela. “O consumo excessivo pode levar a um consumo excessivo de calorias e açúcares. Lembrar sempre que a melhor opção para obter os benefícios nutricionais completos das frutas é consumi-las frescas e inteiras”, orientou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES