Entenda por que você deve limitar os sucos de fruta na sua dieta

Uma pesquisa revelou uma associação entre o Índice de Massa Corporal (IMC) e o consumo de suco de fruta 100% natural

Sucos têm menos fibras do que a fruta in natura | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um análise feita com base em 42 estudos revelou que tomar, todos os dias, um ou mais copos de suco de fruta 100% natural, sem açúcar, está associado ao ganho de peso em adultos e crianças. Publicada no JAMA Pediatrics, a pesquisa revelou uma associação entre o Índice de Massa Corporal (IMC) e o consumo de suco de fruta 100% natural.

No entanto, é importante deixar claro que o aumento no IMC foi pequeno entre crianças, apesar de variar de acordo com a idade, tendo um aumento maior entre as mais novas, com idade abaixo de 11 anos. A pesquisa revelou, por exemplo, que a cada cada porção adicional da bebida por dia estava associada a um IMC 0,03 maior.

Não precisa excluir totalmente

Os sucos, no entanto, não devem ser vistos como vilões e não precisam ser evitados a todo custo, afinal eles também são fontes de vitaminas e são aliados na hora de manter a hidratação. Os resultados da pesquisa, no entanto, alertam para que se tenha mais cuidado na hora do consumo e sempre que possível dar preferência à fruta in natura.

Os autores deixam claro que eles apoiam as orientações de saúde pública sobre a limitação do consumo de suco de fruta 100% natural como forma de prevenir o ganho de peso e a obesidade. Eles citam as “calorias líquidas” para justificar o fato de que o suco de frutas 100% não é tão recomendado como parte de uma dieta saudável quanto a fruta em si.

Uma das vantagens das frutas in natura em relação ao suco 100% é a quantidade de fibras, o que resulta em maior saciedade. Isso significa que o suco não faz a pessoa se sentir tão satisfeita quanto ingerir uma fruta. As fibras também são importantes para ajuda a retardar a absorção do açúcar da fruta, evitando picos no sangue que levam o corpo a produzir mais insulina. 

Recomendações gerais

Os pesquisadores também ressaltam que os resultados do estudo estão de acordo com as diretrizes da Academia Americana de Pediatria, que diz que crianças menores de 6 anos devem ingerir "menos de um copo de suco de frutas por dia", sendo um copo típico uma porção de 240 ml. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos EUA, também aconselham que crianças menores de 1 ano evitem o suco completamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES